Quando largar para as 500 Milhas de Indianápolis, corrida marcada para este domingo (26) no Indianapolis Motor Speedway, Kyle Larson se tornará o sexto piloto da história a tentar completar, no mesmo dia, a prova mais importante da Indy e as 600 Milhas de Charlotte, a mais longa corrida do calendário da Nascar, onde atua habitualmente. O piloto, que defende a McLaren no IMS e a Hendrick na categoria de Stock Cars, fará o “Double Duty” para percorrer 1.100 milhas.
Ao longo da história, John Andretti, Davy Jones, Robby Gordon, Tony Stewart e Kurt Busch se aventuraram a correr em Indianápolis e em Charlotte no mesmo dia. Destes, apenas Stewart, em sua segunda tentativa, conseguiu fechar as duas corridas totalmente.
Andretti foi o primeiro a tentar completar as 1.100 milhas, em 1994, completando a corrida da Indy na décima colocação, mas abandonando a disputa na Carolina do Norte pouco depois da metade da prova.
Ganhador das 24 Horas de Le Mans em 1996, Jones viu o sonho de correr as duas provas americanas ruir antes mesmo das corridas no ano anterior. Se na Indy 500 o piloto se classificou em 32º no grid em 1995, eliminando Emerson Fittipaldi e Al Unser Jr., ambos da Penske, em Charlotte, o americano foi apenas o 46º na classificação para um grid de 42 vagas. Em Indianápolis, abandonou com 162 voltas após um acidente.
Robby Gordon foi quem mais tentou correr as duas provas no mesmo dia, em cinco oportunidades. Em 1997, acidentes o tiraram das duas corridas em um ano que a Indy 500 só conseguiu correr na terça-feira por conta das condições climáticas. Em 2000, o piloto até completou as duas provas, sendo sexto em Indianápolis. Mas, em Charlotte, PJ Jones iniciou a disputa até que o “Flash” Gordon chegasse à pista, da qual terminaria a corrida com um atraso de 11 voltas.
Em 2002, Gordon passou perto de cumprir o objetivo, terminando as duas corridas. Foi oitavo na Indy 500 e 16º em Charlotte, onde acabou uma volta atrás do vencedor, Jimmie Johnson. Uma quebra em Indy em 2003, e a chuva no mesmo circuito em 2004 marcaram as últimas tentativas do piloto em completar as duas disputas.
Campeão da IRL em 1997, Tony Stewart tentou o Double Duty em duas oportunidades. Em 1999, ano em que migrou para a Nascar, o “Smoke” correu a Indy 500, terminando quatro voltas atrás do vencedor, enquanto foi quarto em Charlotte. Já em 2001, o piloto conseguiu completar as 1.100 milhas, terminando em sexto em Indianápolis e em terceiro em Charlotte, sempre na volta do líder.
A última vez que um piloto tentou completar as duas corridas foi em 2014. Kurt Busch, já veterano na Nascar, se aventurou em Indianápolis e não fez feio: completou a corrida em sexto, apenas dois segundos atrás do vencedor, Ryan Hunter-Reay. Em Charlotte, o motor deixou “Buschão” não mão na volta 274 das 400 previstas, impedindo-o de completar a corrida.
Larson chega com moral para Indianápolis. Não parou no muro em momento nenhum nos treinos e vai largar da quinta posição neste domingo. Na Nascar, o piloto lidera a tabela de pontos, venceu em Las Vegas e no Kansas e já está garantido nos playoffs. Além disso, é o maior pontuador em estágios, com 158 pontos, e o segundo com mais pontos de playoffs, com 17, apenas um a menos que Denny Hamlin.
A edição deste ano das 500 Milhas de Indianápolis tem largada marcada para 13h45 de domingo. Já a etapa de 600 milhas em Charlotte da Nascar ocorre no mesmo dia, a partir das 19h.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.