Pato O’Ward foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa da nona etapa da temporada 2023 da Indy, marcada para o circuito de Mid-Ohio, nos Estados Unidos. Na atividade realizada na tarde desta sexta-feira (30) no autódromo localizado em Lexington, o piloto da McLaren registrou 1min06s4935 na melhor das suas voltas.
A segunda posição ficou com Álex Palou, piloto da Chip Ganassi que foi 0s3623 mais lento em relação a O’Ward. Marcus Ericsson, companheiro de equipe do espanhol líder do campeonato, foi o terceiro mais veloz, sendo seguido por Christian Lundgaard, quarto com a RLL. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Kyle Kirkwood, da Andretti Autosport.
Romain Grosjean, que defende a Andretti, terminou o treinamento com o sexto lugar, sendo seguido por Josef Newgarden, sétimo mais veloz da sessão com a Penske. Scott McLaughlin, companheiro de equipe de Grosjean, foi o oitavo, enquanto Alexander Rossi, da McLaren, fechou a atividade em nono. Colton Herta, da Andretti, fechou a lista dos dez melhores.
Único brasileiro do grid da Indy em 2023, Helio Castroneves causou a única bandeira vermelha da atividade ao rodar com o carro da Meyer Shank e ficar parado na pista. Ainda assim, conseguiu a 16ª colocação ao final da atividade no circuito em Lexington.
As atividades da Indy terão sequência neste sábado (1) com duas atividades. O segundo treino livre do final de semana está marcado para 10h45, enquanto a classificação ocorre às 15h45. A etapa de Mid-Ohio está marcada para 14h30 de domingo. está marcada para 14h30 de domingo.