Simon Pagenaud venceu nesta sexta-feira (17) a primeira corrida da etapa de Iowa da Indy. O piloto da Penske largou da última posição, após enfrentar problemas na classificação, escalou o pelotão e assumiu a liderança da prova após a única relargada que a prova teve, mantendo a ponta até o final da corrida. Foi a primeira vez que um piloto que não defende a Chip Ganassi triunfou no ano.
A segunda posição ficou com Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi que também largou de trás, e se beneficiou da única bandeira amarela da prova, causada por uma roda solta no carro de Will Power. Oliver Askew, da McLaren, apostou em uma estratégia de uma parada a mais, e terminou em terceiro, mesmo sendo o piloto mais rápido da pista na parte final da prova.
Pato O’Ward, companheiro de Askew na McLaren, foi o quarto, enquanto Josef Newgarden, da Penske, fechou a corrida em quinto. Alexander Rossi completou as 250 voltas na sexta posição, sendo seguido por Jack Harvey, da Meyer Shank. Conor Daly, que partiu da pole, foi o oitavo, ficando logo à frente de Marcus Ericsson, da Ganassi. Takuma Sato, da Rahal Letterman Lanigan, foi o décimo.
Único brasileiro na corrida, Tony Kanaan completou a prova na 18ª colocação, 37 voltas atrás dos líderes. O piloto da AJ Foyt, que faz sua última temporada na categoria americana, acertou o muro na volta 94, e precisou fazer uma longa parada nos boxes, perdendo muitas voltas a partir deste momento.
A corrida ainda contou com um forte acidente com Colton Herta. O piloto decolou com o carro ao acertar a traseira do carro de Rinus VeeKay, quando os carros já aceleravam para dar a relargada da prova. Apesar da violência do acidente, nenhum dos dois pilotos se lesionou.
A próxima etapa da Indy acontece já neste sábado (18), novamente em Iowa. A pole position será de Josef Newgarden.