Pagenaud toma liderança no fim e vence corrida virtual da Indy em Motegi

Simon Pagenaud venceu na tarde deste sábado (18) a quarta etapa da IndyCar iRacing Challenge, campeonato de corridas virtuais da Indy, disputada no circuito de Motegi. O francês da Penske se manteve no grupo dos primeiros colocados ao longo das 113 voltas na pista japonesa, mas se colocou na frente apenas nos dez giros finais, se aproveitando de uma disputa entre Wil Power e Scott McLaughlin, seus companheiros de equipe. Foi a segunda vitória do atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis no torneio.

A corrida foi marcada por uma boa disputa pela vitória entre Power, Dixon e McLaughlin. Os três se mantiveram próximos durante toda a corrida, com o neozelandês da Penske tentando o ataque sobre o companheiro de equipe, parando no muro quando restavam nove voltas. Neste momento, Pagenaud chegou para a disputa e superou Power, que tinha a asa dianteira danificada.

Dixon, piloto da Chip Ganassi, terminou a prova na segunda colocação, depois de tentar um último ataque sobre Pagenaud na volta final. Power, que danificou a asa dianteira na disputa com McLaughlin, terminou em terceiro, sendo seguido por Marcus Ericsson, quarto com o outro carro da Ganassi. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Robert Wickens, piloto da McLaren que largou da pole position.

Jack Harvey, que chegou a se colocar na disputa pela vitória, foi o sexto com o carro da Meyer Shank, sendo seguido por Sage Karam, piloto da Dreyer & Reinbold e vencedor da primeira corrida do torneio, em Watkins Glen. Zach Veach, da Andretti Autosport, Santino Ferrucci, da Dale Coyne, e Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan, fecharam a lista dos dez primeiros.

Convidado desta semana para correr na prova virtual da Indy, Kyle Busch, um dos principais pilotos da Nascar, teve desempenho apenas modesto, e terminou a corrida na 13ª posição, depois de passar algum tempo no grupo dos dez primeiros. Ainda que virtualmente, foi a primeira experiência do bicampeão da mais importante categoria dos Estados Unidos em um monoposto.

Os brasileiros não tiveram um desempenho dos melhores em Motegi nesta tarde. Helio Castroneves sofreu um acidente ainda no início da corrida e terminou a prova na 29ª colocação com o carro da Penske. Tony Kanaan, que correu com um carro de layout semelhante ao de 2004, quando foi campeão da Indy, terminou em 30º. O piloto da AJ Foyt foi seguido por Felipe Nasr, da Carlin, que terminou em 31º.