Álex Palou perderá seis posições no grid de largada para a primeira corrida da rodada dupla de Detroit da Indy. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (9) e é o resultado de uma troca de motor feita pela Chip Ganassi no carro do espanhol após o Carb Day, último treino para as 500 Milhas de Indianápolis, onde o piloto acabou na segunda posição. A peça não tinha 2.500 milhas completadas, o que causa a penalização.
Ao contrário do que acontece na Fórmula 1, onde pilotos podem perder posições por trocas de motor ou por componentes de motor em corridas seguidas, a Indy tem pouquíssimas punições por este motivo. A regra que limita a troca dos motores na categoria americana surgiu ainda na temporada de 2020, e Palou é o primeiro piloto a ser enquadrado nesta regra.
De acordo com o regulamento, os pilotos que tiverem o motor do carro trocado antes de 2.500 milhas completadas perderão seis posições no grid em corridas em circuitos de rua, como o de Detroit, ou mistos. Para traçados ovais, a punição é ainda maior, chegando a nove posições. Não houve explicação da Honda, fornecedora de motores da Ganassi, para a troca.
Palou tem pouca experiência em corridas de rua na Indy. O piloto, que estreou em 2020 na categoria americana, só correu duas vezes neste tipo de circuito, ambas em São Petersburgo, traçado que fechou a temporada passada, e que neste ano foi a segunda corrida do calendário. Caso seja o mais rápido do Q2, o espanhol largará da sétima posição.
Após a disputa das 500 Milhas de Indianápolis, Palou lidera o campeonato da Indy com 248 pontos, 36 a mais em relação a Scott Dixon, seu companheiro de equipe e atual campeão. Pato O’Ward, Simon Pagenaud, e Rinus VeeKay fecham o grupo dos cinco primeiros.
A rodada dupla de Detroit da Indy contará com corridas no sábado e no domingo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.