Simon Pagenaud vence em Indianápolis e dispara na liderança

Simon Pagenaud abaixou para beijar o bico da sua Penske na ‘Victory Lane’ depois de vencer o GP de Indianápolis deste sábado, mas foi uma decisão sólida de estratégia no seu ‘stint’ intermediário que realmente lhe deu a vitória – e uma grande ajuda na sua liderança no campeonato.

Depois de uma bandeira amarela interromper a segunda rodada de pit-stops em bandeira verde, Pagenaud foi forçado a estender sua última perna depois do novato Conor Daly e Helio Castroneves assumirem a liderança. Os dois tinham parado antes da bandeira amarela, diferente do resto do pelotão.

A equipe Penske deixou que Pagenaud forçasse e, quando saiu do longo pit-lane de Indianápolis, apareceu na frente dos dois pilotos.

Forçando nas últimas 20 voltas, o pelotão nada pode fazer para impedir sua terceira vitória consecutiva, que contribui para aumentar sua vantagem no campeonato antes da Indy 500.

Pagenaud liderou largando da pole hoje durante os dois primeiros terços de prova, perdendo a primeira posição somente durante sua primeira parada. Não fossem diferenças de estratégia ao longo do pelotão, Pagenaud poderia ter vencido de ponta a ponta.

Atrás dele, Charlie Kimball e James Hinchcliffe tentaram dar trabalho depois de seus melhores treinos classificatórios do ano, mas sua velocidade nunca foi suficiente para ameaçar de fato. Eles batalharam furiosamente nas voltas finais, mas Hinchcliffe levou a melhor, terminando em terceiro, atrás de Castroneves.

A corrida teve um começo lento com outra batida na primeira volta (o terceiro caso seguido no GP de Indianápolis). Assim que os carros chegaram na primeira curva, Tony Kanaan espalhou atrás de Scott Dixon e acertou Sebastien Bourdais, empurrando-o para o muro. Kanaan não conseguiu relargar, e depois de um longo reparo e tentativa de retorno, Bourdais também abandonou.

Quando o francês quebrou na fase final da corrida, muitos carros já tinham feito sua segunda de três paradas, incluindo Castroneves e Daly. Os dois assumiriam a liderança quando a maioria do pelotão foi para os boxes, e Daly furiosamente pulou para a primeira posição na relargada.

O novato, agora conhecido por sua habilidade de fazer diversas estratégias de boxes funcionarem para ele, construiu uma liderança de três segundos antes da última rodada de pit-stops. Ele começou a perder muito tempo para o carro da Penske atrás dele, então ele veio para os boxes para um novo jogo de pneus vermelhos.

Castroneves entrou nos boxes uma volta mais tarde e conseguiu superar o americano enquanto Pagenaud conseguiu fazer uma volta anterior à sua parada extremamente rápida. Enquanto os dois ex-líderes reemergiram no meio do tráfego, Pagenaud calmamente saiu dos boxes na primeira posição e não a perdeu mais.

Daly não conseguiu manter seu ritmo no ‘stint’ final, eventualmente caindo para um ainda impressionante sexto lugar. O oposto foi verdade para Graham Rahal que, depois de largar do fundo do grid, conseguiu alcançar o top 10, ficando mais rápido ao desenrolar da corrida antes de atingir a quarta posição. Ele tentou por voltas alcançar Hinchcliffe depois de superar Kimball, que terminou em quinto.

Alexander Rossi, novato na categoria, conquistou o primeiro top 10 da sua carreira, conseguindo a 10ª posição atrás do seu companheiro de equipe Ryan Hunter-Reay. Dixon e Juan Pablo Montoya ficaram logo à frente da dupla americana.

Pagenaud terminou até agora em primeiro ou segundo em todas as cinco corridas até agora disputadas em 2016, carregando um grande momento para a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, que será realizada daqui duas semanas.

 

Confira o resultado do GP da Indianápolis:

1. (1) Simon Pagenaud, Chevrolet, 82, Running
2. (13) Helio Castroneves, Chevrolet, 82, Running
3. (3) James Hinchcliffe, Honda, 82, Running
4. (24) Graham Rahal, Honda, 82, Running
5. (2) Charlie Kimball, Chevrolet, 82, Running
6. (22) Conor Daly, Honda, 82, Running
7. (7) Scott Dixon, Chevrolet, 82, Running
8. (6) Juan Pablo Montoya, Chevrolet, 82, Running
9. (15) Ryan Hunter-Reay, Honda, 82, Running
10. (12) Alexander Rossi, Honda, 82, Running
11. (18) Spencer Pigot, Honda, 82, Running
12. (17) Carlos Munoz, Honda, 82, Running
13. (9) Mikhail Aleshin, Honda, 82, Running
14. (11) Max Chilton, Chevrolet, 82, Running
15. (19) Marco Andretti, Honda, 82, Running
16. (14) Matt Brabham, Chevrolet, 82, Running
17. (23) Gabby Chaves, Honda, 82, Running
18. (20) Takuma Sato, Honda, 82, Running
19. (10) Will Power, Chevrolet, 82, Running
20. (4) Jack Hawksworth, Honda, 82, Running
21. (25) Josef Newgarden, Chevrolet, 82, Running
22. (16) JR Hildebrand, Chevrolet, 81, Running
23. (21) Alex Tagliani, Honda, 81, Running
24. (8) Sebastien Bourdais, Chevrolet, 20, Mechanical
25. (5) Tony Kanaan, Chevrolet, 0, Contact