Simon Pagenaud vence no Alabama e dispara na liderança

Simon Pagenaud sobreviveu a uma série de ataques de Graham Rahal no final para vencer o GP do Alabama neste domingo partindo da pole-position. Sem bandeiras amarelas, a corrida só viu uma verdadeira disputa a algumas voltas do fim quando Rahal estava seguindo o francês através de um grupo de retardatários.

Trocando posições de maneira dramática, com um contato com o carro retardatário de Jack Hawksworth destruiu a asa dianteira de Rahal e eliminou qualquer chance de superar Pagenaud, que tem agora duas vitórias seguidas. O determinado americano continuou forçando, no entanto, segurando a segunda posição na frente do vencedor do ano passado, Josef Newgarden.

Com oito voltas para o final, Rahal alcançou por Pagenaud numa manobra que envolveu retardatários, mas um contato entre os dois jogou o líder do campeonato para a grama. Rahal conseguiu mergulhar por dentro e acertou a traseira direita de Pagenaud, ambos conseguindo continuar.

A IndyCar investigou o incidente, mas decidiu não penalizar nenhum dos pilotos, especialmente desde que os dois estavam novamente disputando posição enquanto Rahal tentou pôr uma volta sobre Hawksworth. Pagenaud atacou o americano, que tentou usar o carro da AJ Foyt para se proteger, mas Hawksworth diminuiu e moveu-se para a linha de dentro. Então a repentina desaceleração pegou Rahal, que jogou para a direita, mas ele acertou a proteção da roda de Hawksworth, destruindo a asa dianteira do #16.

De alguma maneira Rahal manteve a liderança, imediatamente apertando o ‘Push-to-Pass’, mas sua falta de downforce permitiu que Pagenaud conseguisse superá-lo nas curvas, desaparecendo para vencer por 13 segundos. O carro da Rahal Letterman conseguiu terminar a corrida, frequentemente usando os 50 cavalos extras de potência dos últimos ‘Push-to-Pass’ que lhe restavam para conseguir ainda se manter em segundo.

Atrás dos dois, Will Power tinha segurado a terceira posição desde a rodada final de pit-stops, mas Newgarden usou retardatários para alcançar e ultrapassar o australiano, conquistando um pódio brilhante e seu melhor resultado da temporada.

Power estava quatro segundos à frente de uma pilotagem inspirada de Juan Pablo Montoya, que terminou na quinta posição depois de largar em último. Um treino classificatório fora do normal forçou o colombiano a largar da 21ª posição, mas velocidade pura e uso efetivo de pneus assegurou que Pagenaud não estendesse sua liderança do campeonato por muito mais sobre Scott Dixon e o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis do ano passado.

A corrida foi completamente livre de bandeiras amarelas pela segunda semana seguida, mas houve duas largadas abortadas antes da primeira bandeira verde. Saindo da última curva para largar, Carlos Muñoz acertou Mikhail Aleshin no fundo do pelotão, empurrando o Aleshin em Hawksworth. Nenhum carro ficou muito danificado, então ambos continuaram.

Depois de a largada ser adiada novamente, a bandeira verde veio para a corrida de 90 voltas, com Pagenaud solidificando sua liderança desde o começo. Houve um certo caos atrás, porém, quando Sebastien Bourdais acertou o quarto colocado Dixon na primeira volta. Dixon teve seu carro danificado, mas continuou, e enquanto Bourdais foi punido pela Indy, a corrida de Dixon nunca foi recuperada. Ele passou seu segundo e terceiro stints na metade de trás do grid, mas ele conseguiria terminar em décimo.

Pagenaud agora lidera o campeonato por 48 pontos sobre Scott Dixon e 52 sobre Montoya. O segundo lugar catapultou Rahal três posições, indo para sexto, e a terceira posição de Newgarden o elevou quatro posições, até oitavo.

A Indy agora viaja para Indianápolis para duas corridas em maio, começando com o GP de Indianápolis em 14 de maio e terminando com a 500 Milhas de Indianápolis duas semanas depois.

 

Confira o resultado do GP do Alabama, em Barber:

1. (1) Simon Pagenaud, Chevrolet, 90, Running
2. (6) Graham Rahal, Honda, 90, Running
3. (3) Josef Newgarden, Chevrolet, 90, Running
4. (2) Will Power, Chevrolet, 90, Running
5. (21) Juan Pablo Montoya, Chevrolet, 90, Running
6. (8) James Hinchcliffe, Honda, 90, Running
7. (7) Helio Castroneves, Chevrolet, 90, Running
8. (9) Tony Kanaan, Chevrolet, 90, Running
9. (10) Charlie Kimball, Chevrolet, 90, Running
10. (4) Scott Dixon, Chevrolet, 90, Running
11. (18) Ryan Hunter-Reay, Honda, 90, Running
12. (19) Marco Andretti, Honda, 90, Running
13. (16) Takuma Sato, Honda, 90, Running
14. (15) Carlos Munoz, Honda, 90, Running
15. (20) Alexander Rossi, Honda, 90, Running
16. (5) Sebastien Bourdais, Chevrolet, 89, Running
17. (13) Mikhail Aleshin, Honda, 89, Running
18. (12) Luca Filippi, Honda, 89, Running
19. (14) Jack Hawksworth, Honda, 89, Running
20. (17) Conor Daly, Honda, 89, Running
21. (11) Max Chilton, Chevrolet, 89, Running