Will Power fez um final preciso e tático para impedir a vitória de Josef Newgarden em Pocono na ABC Supply 500.
Power, em diferentes momentos da corrida, sofreu problemas de dirigibilidade com o protetor da roda traseira quebrado.
O australiano seguiu em sua estratégia lenta e constante, enquanto os pilotos da frente trocavam de posições em um ritmo forte, mas foi Power quem saiu na liderança depois da penúltima rodada de pit stops, e não foi mais alcançado.
Newgarden foi quem ameaçou a vitória de Power, mas com ritmo forte no final garantiu a vitória tática do australiano. O terceiro lugar ficou com Alexander Rossi.
Na largada, os carros estavam em perfeito alinhamento dois a dois, saindo da Volta A3.
Tony Kanaan, um grande piloto também de ovais, imediatamente ganhou três posições para liderar a corrida, e lentamente aumentou a vantagem para meio segundo no primeiro período.
Depois de despachar Power e Takuma Sato, Rossi assumiu a liderança na volta 13, com o piloto japonês despencando para P15.
Esteban Gutierrez trouxe o primeiro carro de segurança do dia na volta 23 depois que um pedaço da proteção de sua roda traseira se soltou. Ele escorregou bem na saída da curva final e tocou levemente o muro, causando danos em seu chassi da Dale Coyne Racing.
Carlos Munoz também foi para os boxes com um dano na parte traseira causada em algum incidente não relacionado, mas ele conseguiu continuar.
Isso deu aos outros pilotos a oportunidade da primeira parada. Rossi manteve-se em primeiro na saída dos boxes, mas Power ultrapassou Kanaan para o segundo lugar. Scott Dixon, que largou e nono, também entrou no top cinco na frente de James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay. Esses dois ganharam cinco e seis posições, respectivamente, durante as paradas.
O ritmo de Hinchcliffe continuou forte na relargada, mas o mesmo não pode ser dito de Rossi. O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2016 foi ultrapassado pelos dois carros da Ganassi de Kanaan e Dixon. Uma volta mais tarde, Hinchcliffe também passou, assim como o líder do campeonato, Newgarden.
Dixon abandonaria a liderança na volta 55, quando foi para os boxes. O resto do grid também seguiu o exemplo.
Rossi ganhou terreno ao ficar fora por uma volta a mais e assumiu a liderança. La atrás, as chances de Power aparentemente chegavam ao fim na volta 68, quando o australiano enfrentou um pneu dianteiro esquerdo furado. Ele cairia para P21, uma volta atrás do líder.
De volta à frente, Dixon deu uma volta na liderança enquanto Rossi e Hinchcliffe alternaram em segundo.
Ele retornaria aos boxes para um pit de 6.1 segundos no final da volta 82. Simon Pagenaud, Kanaan, Newgarden e varios outros só pararam uma volta depois, deixando Rossi na liderança na volta 87.
Hinchcliffe também optou por uma volta extra, mas perdeu um valioso tempo com problemas nos boxes e voltou apenas em 12º.
A liderança de Dixon crescia após a rodada de paradas, mas ele foi logo ultrapassado por Rossi e surpreendido por Ryan Hunter-Reay.
Hunter-Reay, que bateu forte na qualificação e foi até o hospital para exames detalhados, largou na P21 e lutou bravamente, terminando na P8.
A estratégia de Dixon de parar mais cedo continuou até a próxima rodada de paradas, mas o caos voltou na volta 117 quando um lento Sebastian Saavedra trouxe o segundo carro de segurança do dia.
O colombiano bateu e deslizou pelo muro, espalhando fibra de carbono por toda pista. Ao mesmo tempo, metade dos líderes já estava no pit lane.
Rossi, que era o líder, caiu seus posições depois que seu pneu traseiro direito escapou das mãos de um membro de sua equipe e saiu rolando pelos boxes. Eles conseguiram recuperá-lo, mas o erro deu a liderança para Hunter-Reay.
Sua liderança foi breve, como ele facilmente sendo ultrapassado por Kanaan e Graham Rahal na relargada.
Sua briga durou apenas alguns segundos, na volta 126, Hinchcliffe e JR Hildebrand bateram na Curva 1 e trouxeram a bandeira amarela. Ninguém se machucou.
Após a nova relargada, Rahal e Kanaan trocaram a liderança de um para o outro, fazendo seus melhores tempos pessoais do dia.
Dixon mais uma vez abriu a próxima rodada de paradas na volta 150, com a maioria dos líderes esperando apenas uma volta para responder.
Em vez disso, Newgarden, Power e alguns pilotos esperaram por mais dez voltas antes de fazerem suas paradas na volta 160.
Power foi o último desse grupo a entrar, e suas voltas extras revelaram-se cruciais, pois ele conseguiu fazer o pit-stop e voltar na liderança. Dixon neste ponto estava mais de três segundos atrás.
Isso proporcionou a Power a chance de abrir ainda mais sua vantagem com 21 voltas para o fim. Mas ele teve que suportar uma perseguição longa e tensa até o fim contra Kanaan, Rossi e Newgarden.
A tática de Power lhe deu a terceira vitória na temporada e a segunda seguida em Pocono. A IndyCar retorna na semana que vem para o Bommarito Auto Group 500.
Confira o resultado da etapa de Pocono:
1. (5) Will Power, Chevrolet, 200, Running
2. (14) Josef Newgarden, Chevrolet, 200, Running
3. (6) Alexander Rossi, Honda, 200, Running
4. (2) Simon Pagenaud, Chevrolet, 200, Running
5. (4) Tony Kanaan, Honda, 200, Running
6. (9) Scott Dixon, Honda, 200, Running
7. (20) Helio Castroneves, Chevrolet, 200, Running
8. (21) Ryan Hunter-Reay, Honda, 200, Running
9. (7) Graham Rahal, Honda, 200, Running
10. (18) Carlos Munoz, Chevrolet, 200, Running
11. (16) Marco Andretti, Honda, 200, Running
12. (22) Ed Carpenter, Chevrolet, 200, Running
13. (1) Takuma Sato, Honda, 200, Running
14. (17) Conor Daly, Chevrolet, 200, Running
15. (8) Gabby Chaves, Chevrolet, 200, Running
16. (3) Charlie Kimball, Honda, 200, Running
17. (11) Ed Jones, Honda, 200, Running
18. (10) Max Chilton, Honda, 129, Mechanical
19. (19) JR Hildebrand, Chevrolet, 124, Contact
20. (12) James Hinchcliffe, Honda, 124, Contact
21. (15) Sebastian Saavedra, Honda, 114, Contact
22. (13) Esteban Gutierrez, Honda, 23, Contact