Ayrton Senna chegou a ter a oportunidade de testar com um carro da Indy em 1992. Na companhia de Emerson Fittipaldi, o tricampeão da F1 entrou em um Penske e deu algumas voltas no circuito de Arizona.
A atividade aconteceu no dia 20 de dezembro, bastante próximo do natal. Na época, o brasileiro comandou o Penske PC21 equipado com um motor turbo Chevrolet, o mesmo usado pela equipe na temporada daquele ano.
O piloto estava em negociações com a McLaren para o campeonato de 1993 na F1 – Nigel Mansell, recém-coroado campeão, havia anunciado sua mudança para a categoria norte-americana para defender a Newman/Haas.
Então, em um esforço conjunto entre Marlboro – que patrocinava Senna na F1 e a Penske na Indy – e Fittipaldi, bicampeão tanto no certame mundial quanto no dos Estados Unidos, Senna teve a oportunidade de fazer seu único teste.
Obviamente, toda a experiência teve ampla atenção e cobertura da imprensa nacional e internacional. Tanto que a Band, que na época transmitia a Indy, fez uma reportagem com a dupla de pilotos. Confira abaixo como foi o teste.
https://twitter.com/1990sF1/status/1472914198577483784