Will Power foi o piloto mais rápido do primeiro dia de classificação para as 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do calendário da Indy. Após um dia inteiro de atividades no Indianapolis Motor Speedway neste sábado (18), o piloto da Penske registrou em sua sequência de quatro voltas rápidas a média de 233,758 milhas horárias, não sendo superado pelos outros 33 pilotos que buscam participar da corrida.
A Penske ainda fechou o top-3 da sessão, uma vez que Scott McLaughlin ficou com a segunda colocação, seguido por Josef Newgarden, atual vencedor da prova. Alexander Rossi, com um carro da McLaren, foi o quarto melhor, e o último a andar acima das 233 milhas horárias. Kyle Kirkwood, da Andretti, foi o quinto colocado, enquanto Kyle Larson, companheiro de Rossi na McLaren, anotou a sexta melhor média da sessão.
Felix Rosenqvist, com um equipamento da Meyer Shank, foi o sétimo melhor, ficando à frente de Santino Ferrucci, oitavo com um carro preparado pela AJ Foyt. Takuma Sato, da RLL, anotou a nona média do dia, enquanto Pato O’Ward, mais um piloto da McLaren, partirá da décima posição. Rinus VeeKay, da Carpenter, se recuperou do carro após uma batida para ser o 11º. Ryan Hunter-Reay, da Dreyer & Reinbold completa a lista dos 12 pilotos classificados para a disputa pela pole position.
A sessão contou ainda com a definição das posições de largada dos dois brasileiros no grid. Helio Castroneves colocou o carro da Meyer Shank na 20ª colocação, enquanto Pietro Fittipaldi sofreu ficando na bolha por algumas horas, mas se garantiu no grid com a 30ª colocação a bordo de um equipamento da RLL.
Quatro pilotos vão disputar o bump neste domingo. Graham Rahal, que ficou de fora no ano passado, lutará por uma das três vagas restantes no grid com o carro da RLL, o que também ocorrerá com Katherine Legge, da Dale Coyne, mesmo time de Nolan Siegel. O último é Marcus Ericsson, piloto da Andretti.
A fase final da classificação será realizada neste domingo (19), envolvendo 16 pilotos. Os 12 melhores deste sábado disputam a pole position em duas rodadas: na primeira, cada piloto parte para uma sequência de quatro voltas rápidas, com os seis melhores avançando ao Fast Six, quando o processo é repetido. Já os quatro últimos terão uma hora de sessão, com o mais lento sendo eliminado da prova. As atividades começam às 16h.