Will Power silenciosamente liderou uma prova caótica e bizarra no Texas na noite deste sábado, conquistando sua 31ª vitória da carreira. A corrida terminou com apenas seis carros na volta do líder – o que tem a ver com a quantidade de carros que conseguiram continuar andando depois de inúmeros acidentes, uma bandeira vermelha e algumas bandeiras amarelas programadas por conta da severa degradação dos pneus no final da corrida.
Power liderou 180 voltas depois de conquistar a liderança por conta da punição em seu companheiro de equipe, consistentemente andando na linha de baixo para conseguir sobreviver inúmeras brigas de vários carros.
Depois de refazerem o asfalto de uma milha e meia do Texas, as equipes esperavam que a corrida seria desafiadora, mas poucos esperavam tamanha degradação dos pneus e tantas disputas. Muitos pilotos foram pegos no que provou ser uma guerra de atritos depois de o recorde da pista ser quebrado no classificatório.
O pole Charlie Kimball não conseguiu passar da primeira rodada de pit-stops, porém, abandonando com problemas mecânicos.
Fora isto, a sempre frenética corrida no Texas não desapontou no começo com brilhantes esforços de Tristan Vautier e Josef Newgarden. O francês largou em quinto, mas chegou a disputar a liderança na 20ª volta, enquanto Newgarden começou a corrida em 17º, mas logo apareceu em quarto.
Ambos apareceriam na frente até fazerem suas paradas. Para Newgarden, porém, seu problema foi um pouco maior. Punido por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, ele foi forçado a deixar todos passarem e começar uma série de estratégicos pit-stops na última posição. Sua aposta valia a pena a cada bandeira amarela, que o permitiu voltar para a volta do líder.
Alexander Rossi foi a causa da primeira bandeira amarela, acertando o muro depois de ficar entre as Ganassi de Tony Kanaan e Scott Dixon. O lado esquerdo do seu carro ficou destruído, mas ele conseguiu sair ileso.
Quando todo o pelotão fez sua parada, mais um incidente no pit-lane prolongou a amarela. Furiosamente deixando sua posição de parada, Helio Castroneves saiu próximo de James Hinchcliffe. O canadense reagiu ao que ele viu como contato inevitável, acertando Castroneves como resultado. Os dois escaparam, acertando a asa dianteira de Takuma Sato.
Hinchcliffe cumpriria uma punição de drive-through, e Sato acabou perdendo uma volta por precisar trocar de bico.
Isto a princípio deu a liderança para Newgarden antes de cumprir sua punição, então dando a primeira posição para Will Power.
De volta à bandeira verde algumas voltas depois, a aventureira noite de Castroneves continuou quando um repentino furo no pneu o enviou em direção ao muro, talvez causado por um contato súbito com a asa dianteira de outro carro. Os fiscais levaram algum tempo o retirando do carro, mas ele eventualmente andou até a ambulância em suas próprias pernas.
Aproximando-se da marca de 100 voltas, Power liderava Simon Pagenaud e Scott Dixon enquanto Tony Kanaan segurava Mikhail Aleshin em quarto. Ed Carpenter estava próximo, mas uma rodada espetacular na relargada estragou todos os seus quatro pneus e precisava de novos. Ele conseguiu evitar o motor e continuou, apenas para ser pego num grande acidente na volta 155.
Uma bandeira amarela por detritos juntou o pelotão algumas voltas mais tarde, montando o cenário para um acidente envolvendo vários carros que deixou apenas 11 pilotos na corrida.
Não menos do que nove carros foram envolvidos quando Kanaan acertou Hinchcliffe e Aleshin, coletando no processo Ryan Hunter-Reay, Vautier, Ed Jones, Carlos Muñoz, Ed Carpenter e JR Hildebrand num banho de fibra de carbono. Os ânimos se exaltaram e as opiniões ficaram divididas, mas vários pilotos culparam Kanaan por tocar Hinchcliffe.
Furioso, Dale Coyne caminhou pelo pit-lane e confrontou Kanaan sob bandeira vermelha. Ambos os carros da Coyne já estavam sofrendo por falta de peças extras depois de vários acidentes nesta temporada. Enquanto isto, Chip Ganassi jogou a culpa em Hinchcliffe, afirmando que o canadense estava tentando se envolver em algum acidente durante toda a noite.
Com todos os envolvidos no acidente sendo liberados do centro médico, os comissários então voltaram suas atenções para uma crescente preocupação com severa degradação dos pneus Firestone.
Uma rápida decisão os fez chamar um pit-stop obrigatório a cada 30 voltas, completando o primeiro na volta 188.
Uma volta antes do tempo, Newgarden foi para os boxes sob bandeira verde, sua equipe Penske afirmando que eles não sabiam que a parada obrigatória deveria ser feita sob bandeira amarela. Seu argumento provou ser discutível quando o carro do americano balançou e foi direto no muro depois da relargada com menos de 50 voltas para o final.
O próximo ‘stint’ de 30 voltas viu Sato que anteriormente buscou o lado de fora de Power pela liderança, mas ficou em terceiro atrás de Dixon ao entrar nos boxes.
No ‘stint’ final, no entanto, a tentativa de Sato teve um fim. Ele tentou ficar lado a lado com Power e Dixon por diversas vezes, mas ele colocou uma roda na grama tentando passar pelo lado de dentro de Dixon, perdendo controle e acertando o neozelandês. Os dois acertaram mais alguns carros e garantiram que a corrida terminasse sob bandeira amarela.
A batida promove Kanaan para segundo, apesar de ter cumprido uma punição por ter causado um acidente mais cedo, e isto permitiu que Pagenaud ocupasse o degrau mais baixo do pódio. Graham Rahal e Gabby Chaves ficaram menos de um segundo atrás, à frente de Marco Andretti e do remendado carro de Conor Daly. Max Chilton, Dixon e Sato ficaram classificados entre os últimos no top 10.
A temporada da Indy continua em duas semanas no circuito de Road America em Elkhart Lake.
Confira o resultado da etapa do Texas:
1) Will Power
2) Tony Kanaan
3) Simon Pagenaud
4) Graham Rahal
5) Gabby Chaves
6) Marco Andretti
7) Conor Daly
8) Max Chilton
OUT) Scott Dixon
OUT) Takuma Sato
OUT) Ed Carpenter
OUT) J.R. Hildebrand
OUT) Josef Newgarden
OUT) J.Hinchcliffe
OUT) Mikhail Aleshin
OUT) Tristan Vautier
OUT) Ed Jones
OUT) Carlos Muñoz
OUT) Ryan Hunter-Reay
OUT) H.Castroneves
OUT) Charlie Kimball
OUT) Alexander Rossi