Equipe paulista investe na aproximação com os fãs, busca gerar resultados comerciais para a Americanet, sua patrocinadora máster, e, apesar do novo coronavírus, trabalha para lançar produtos em sua loja virtual e estrear um canal no Youtube
No cenário da Stock Car, a principal categoria do automobilismo brasileiro, a KTF Sports, criada no fim de 2017, chama a atenção por se apresentar como uma academia de pilotos, com uma grande estrutura operacional, que oferece de serviços de nutrição, preparo físico e psicológico a simuladores do Stock Car para treino e até alojamento para os pilotos, com o propósito de levá-los do kartismo às categorias top.
A KTF, cujo nome significa kart, turismo e fórmula, destaca-se também pelos resultados, somando pole positions e pódios.
Na Stock Car, faturou o vice-campeonato de pilotos da Stock Light em 2018, seu ano de estreia na categoria, com Enzo Bortoleto. Em 2019, venceu o campeonato de equipes da Stock Light, e também o de pilotos, com Guilherme Salas. Na categoria principal, fechou a temporada de estreia em 7º lugar entre as equipes, com Marcos Gomes em 9º lugar e Diego Nunes em 11º, acumulando uma pole position e o 3º lugar de Marcos Gomes na final, em Interlagos, e o 2º lugar de Diego Nunes na pista do autódromo Velo Città, em novembro.
No kart, a equipe Americanet Car Racing KTF largou na pole position e foi a campeã das três categorias da clássica 500 Milhas de Kart da Granja Viana 2019, tornando-se bicampeã, pois havia vencido em 2016.
FÓRMULA 1 – Também chama atenção a meta maior da equipe: chegar à Fórmula 1. Avançando nesta proposta, em 2020 o piloto Gabriel Bortoleto estreia na Fórmula 4, correndo pela respeitada equipe italiana Prema Power Team nos campeonatos da Itália e Alemanha, com patrocínio da própria KTF, da Americanet, patrocinadora máster da KTF, e da Shell.
Para chegar lá, a o time paulista atua de forma singular, inclusive no setor de marketing, orientado por estratégia com duplo objetivo: proporcionar novos negócios à Americanet e construir uma base sólida de fãs. Para tanto, recorre a ações criativas, à ênfase nas relações com a mídia em geral e com a televisão em particular, e à presença vigorosa nas redes sociais.
RITMO ACELERADO – A equipe fechou 2019 inaugurando o KTF Racing Center, sua ampla sede própria, espalhada por um edifício de quatro andares em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. E abriu 2020 lançando, em março, seu Yearbook 2019/2020, feito pelos jornalistas Reginaldo Leme e Flávio Quick, assessor de comunicação da KTF, para registrar a história de sucesso em seus dois primeiros anos de vida.
Prosseguiu gravando o reality show Next Season, em parceria com o canal Fox Sports e com a produtora Ovo em Pé. Esse programa de televisão está em exibição no Fox Sports, à meia-noite das terças-feiras, entre 9 de junho e 1º de setembro. Foi feito para selecionar o piloto do quarto carro da KTF na Stock Light. O vencedor, ou a vencedora, já foi definido, mas esse nome só será revelado no início da temporada.
A disputa entre seis pilotos começou com uma corrida de kart e, ao longo de uma semana de confinamento, seguiu com provas de habilidades físicas e cognitivas, de conhecimentos de mecânica, engenharia e telemetria, além de avaliações do feedback com a equipe, das relações com a mídia, e de pilotagem em simulador e na pista.
Em abril, a equipe lançou a plataforma KTF Member, uma espécie de clube para os fãs. Em troca de uma taxa anual de R$ 980, os assinantes dessa plataforma têm acesso a uma área exclusiva do site da KTF, com vídeos e fotos das corridas, promoções com brindes, sorteio de horas no simulador de Stock Car do time e sorteio de ingressos para as provas.
Ao se tornarem sócios, ganham um kit com o Yearbook, boné e camiseta oficiais do time, acesso a promoções com brindes, e um chip de telefonia móvel da Americanet, com um plano de serviços com um ano de cobertura nacional, ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo o Brasil, roaming internacional sem custo em mais de 100 países, e 30 GB por mês para acesso à internet, entre outros benefícios.
MAIS QUE PATROCÍNIO – É justamente nesse prêmio que reside um dos diferenciais do marketing da KTF, planejado para ajudar a Americanet a ampliar sua base de clientes, indo além da tradicional relação entre equipes de corrida e patrocinadores que levam clientes, fornecedores e parceiros de negócios para viver as emoções das competições, em camarotes e arquibancadas, com visitas aos boxes. O que eles também fazem, claro, além de oferecer voltas na pista a bordo de uma réplica do Stock Car.
A parceria entre a KTF e a Americanet ancora-se no conceito de que ambas vivem à base de velocidade. A KTF nas pistas e a Americanet na transmissão de dados por fibra ótica e nos serviços de telefonia móvel que passou a oferecer em 2018.
Enzo Bortoleto, que deixou de lado sua carreira de piloto por quase dez anos, com passagens pelo kart, pelo turismo, pela Fórmula 4 Sul-Americana e pela Fórmula 3 inglesa, para assumir o cargo de CEO da KTF Sports, diz que a equipe trabalha para ajudar a patrocinadora a “fixar a marca Americanet em um mercado tão competitivo como o de telecomunicações”. Mas não só.
“É um formato muito maior que o de patrocínio, engloba também uma colaboração comercial”, ele explica. E planeja expandir esse tipo de experiência. “Criamos esse formato de sucesso com a Americanet e pretendemos utilizar o mesmo formato com outros patrocinadores”, revela Enzo.
Edileusa Hsieh, gerente de marketing da Americanet, que foi fundada, em 1996, por Lincoln Oliveira da Silva, pai de Enzo, hoje presidente da empresa e um entre um conglomerado de investidores, conta que não houve dúvidas quando a KTF apresentou seu projeto.
“Por se tratar de um esporte que é totalmente vinculado à velocidade, acreditamos ser uma oportunidade para interligar esse conceito com um dos diferenciais da Americanet: a velocidade dos nossos serviços de internet e atendimento”, ela afirma.
ALTERNATIVA PUBLICITÁRIA – Além disso, a maior parte da clientela da Americanet no segmento corporativo é do sexo masculino, como a maior parte dos fãs do automobilismo. “Sendo assim, a KTF se mostrou como uma ótima oportunidade para reforçar nosso relacionamento com este perfil de cliente”, observa Edileusa.
Mas o retorno e as oportunidades contempladas pela parceria são maiores.
“O patrocínio de atletas e de equipes tornou-se uma boa alternativa de publicidade, ainda mais depois da criação da Lei de Incentivo ao Esporte (que permite a pessoas jurídicas investir 1% do seu imposto de renda nessa área), o que acabou valorizando a marca e nos ajudando a melhorar o relacionamento com os nossos clientes”, ela conta.
“Esse tipo de patrocínio, indiretamente, também nos apoia na divulgação da marca, garantindo nossa presença muitas vezes em veículos com que não temos costume de trabalhar, como os canais da televisão aberta e por assinatura”, conclui a gerente de marketing da Americanet.
COVID 19 – Tudo foi pensado e preparado para um mundo em que não existia o novo coronavírus e seus impactos na vida de todos, abarcando os universos do marketing e do esporte. Mas, tanto para a Americanet quanto para a KTF, as palavras de ordem são adaptação à nova realidade e calma para viver um dia após o outro, replanejando o que for necessário.
“Nossa temporada nem mesmo começou, mas, não podemos perder a esperança em dias melhores. Temos carros novos para estrear e pilotos excelentes se preparando como nunca para pisar fundo”, afirma Enzo.
E ele identifica até mesmo um aspecto positivo: “O nosso programa Next Season estreou na televisão no meio da pandemia da covid 19. Estamos com conteúdo interessante, inédito e sendo lembrados num momento em que a maioria da população está em casa buscando algo desse tipo”.
OUTROS PLANOS – Com o objetivo de “implantar um novo conceito de torcedor para o automobilismo brasileiro”, a exemplo do DTM, “em que os fãs lotam os autódromos para torcer pelas marcas”, a KTF tem presença dinâmica no Instagram e no Facebook, enquanto planeja oferecer vários conteúdos aos fãs, alguns exclusivos para os assinantes o KTF Member, no canal que irá criar no Youtube.
Simultaneamente, Enzo comanda o desenvolvimento de produtos para a loja virtual da equipe, visando sócios do clube e fãs não sócios em busca de lembranças, como “as tradicionais camisetas, bonés e agasalhos, além de coisas mais premium como réplicas dos carros e horas no simulador da equipe”. Ele avalia que o resultado financeiro das vendas será importante no futuro.
“Mas a importância da ativação de marketing com esses produtos é maior no primeiro momento”, observa. Assim como com o KTF Member: “Certamente contribuirá para faturamento da empresa, porém, enxergamos este processo como uma mudança de paradigma e uma atuação muito maior do que simplesmente a venda do kit de adesão propriamente dito. A KTF quer construir a sua torcida, fidelizar os seus fãs”.
Enzo diz não poder revelar agora, mas afirma que a equipe já trabalha na criação de mais novidades de marketing para 2021. Mesmo porque, para obter patrocínio por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tudo o que se planeja para uma temporada tem que ser apresentado ao Ministério do Esporte, aos governos estaduais ou às prefeituras, conforme a escolha de quem pede, até setembro do ano anterior.
OUTROS INVESTIMENTOS – Desde 2012, a Americanet patrocina pilotos de kart, como o próprio Enzo Bortoleto, principalmente na clássica prova 500 Milhas de Kart. Em 2018, passou a patrocinar a KTF, inicialmente só na Light. Em 2019, começou a patrocinar o time de vôlei da marca de massas Renata, em Campinas (SP). E acolheu a proposta de manter uma escolinha de futebol para 150 crianças carentes da região em torno do município paulista de Cruzeiro, onde atua. O contrato entre a KTF e a Americanet estende-se até o fim de 2021.
Em 2020, a Americanet continua patrocinando também a equipe parceira Car Racing no segmento do kartismo, tradicional berço dos pilotos de corrida. E nesta temporada, estreia no automobilismo europeu de base, patrocinando, com a KTF e com a Shell, o piloto Gabriel Bortoleto, irmão mais jovem de Enzo, que disputará a Fórmula 4 italiana e alemã com a Prema.
OUTROS PARCEIROS – Em 2020, o time de patrocinadores da equipe envolve também o Athena Banco, a Raumak e a BR Export, na Stock Car; e as marcas Grão de Gente, Bellko, Castrol, Cia Petro e Bateria Eletran na Stock Light.
Em 2019, a KTF também teve cotas de patrocínio com as parceiras Harald, Cifarma, Delphi Tecnologies, VRZ Blindados, Red Nose, Mareye Eyewear e Cromus Embalagens. Na Stock Light, teve ainda a PGG Chemical, Raumak Embalagens, Black Gold Energy Drink e BR Export.
Em 2018, os patrocínios da KTF vieram da Americanet e da Permabond.
DUAS PERGUNTAS
Qual a importância do público do automobilismo para a Americanet? É representativo enquanto potencial consumidor?
Edileusa Hsieh, gerente de marketing da Americanet: “Qualquer consumidor que esteja em busca de serviços que ofereçam alta tecnologia e conectividades se torna um potencial consumidor para a Americanet. E com o público que acompanha o automobilismo não é diferente, já que esse nicho de mercado nos permite personalizar novas campanhas e atingir clientes que podem estar inseridos tanto no segmento residencial quanto no corporativo, ao mesmo tempo em que podemos apoiar ações, projetos, eventos diferenciados ligados à KTF, os entusiastas desse esporte e, consequentemente, futuros clientes”.
O marketing é vital para a KTF? Quanto peso tem no sucesso da equipe?
Enzo Bortoleto, CEO da KTF Sports: “O marketing – como a engenharia, a mecânica, a estratégia e o setor comercial – é vital para o desenvolvimento de uma equipe de competição. Não há como buscar investidores e patrocínios se você não tem uma entrega diferenciada e que vá fazer diferença para as marcas que estão acreditando em você. O marketing é parte fundamental no processo de busca contínua de excelentes resultados, levando aos nossos patrocinadores, colaboradores e parceiros maior visibilidade das marcas, geração de valor e fidelização, além de novas sinergias. O fato é que, com um bom desenvolvimento técnico e a entrega de bons resultados na pista, as coisas vão se ajudando mutuamente”.
RESULTADOS DA KTF NA STOCK CAR
Em 2018, Enzo Bortoleto foi vice-campeão e melhor rookie da Stock Light.
Em 2019, a KTF Sports encerrou seu ano de estreia na categoria principal da Stock Car em sétimo lugar entre as equipes, com os pilotos Marcos Gomes em 9º lugar e Diego Nunes em 11º lugar. Somou uma pole position e um pódio de Marcos Gomes, que terminou no 3º lugar na final, em Interlagos, e um 2º lugar de Diego Nunes no Velocitá.
Na Stock Light, foi campeã entre as equipes, faturou o campeonato de pilotos, na penúltima etapa, com Guilherme Salas, que largou da pole em seis das oito corridas da temporada, e ficou em segundo lugar entre os estreantes com Erik Mayrink.
RESULTADOS DA KTF NA 500 MILHAS DE KART
No ano passado, a Americanet Car Racing KTF, braço da equipe no kart, foi a campeã da 500 Milhas de Kart Granja Viana, a mais charmosa prova do kartismo nacional. E sagrou-se bicampeã, já que havia vencido em 2016. Fez também a pole position, como em 2017. Em 2019, com 25 pilotos em oito karts, a equipe venceu a 500 Milhas de kart nas três categorias.
Na principal, com o kart 85 pilotado por Enzo Bortoleto, Gabriel Bortoleto, Sergio Sette Câmara, João Cunha, Antônio Junqueira, Guilherme Salas e Alessandro Giardelli.
Os pilotos João Cunha e Enzo Bortoleto sagraram-se bicampões, com suas respectivas vitórias em 2016 e 2017.
Na categoria B, pilotaram o kart 185 Peterson Nakamura, Salas, Diego Nunes, Erik Mayrink, Lucas Souza, Otto Rezende e Giardelli.
E na Thunder Light, os pilotos Rodrigo França, Lucas Zanchet, Hugo Rodrigues, Gabriel Rosa e LG Ribeiro pilotaram o kart 385.
OS PILOTOS DA KTF NA STOCK CAR 2020
Em 2020, a KTF disputa a categoria principal da Stock Car com os pilotos Guilherme Salas, Vitor Batista e Sérgio Jimenez. Pela KTF, Salas sagrou-se campeão da Stock Light na penúltima etapa de 2019. Tem uma coleção de mais de 20 títulos de campeão, no kart, na Sprint Race e no Brasileiro de Turismo, e acumula passagens pela Fórmula Futuro, pelo europeu GT Open, pela Porsche Cup, pela Fórmula Truck, pela Stock Car, e pelo Campeonato de Velocidade na Terra. Vitor Batista é campeão da Porsche Cup, da Euroformula 3 e da Fórmula 3 Sul-Americana. O experiente Sérgio Jimenez, campeão mundial do Jaguar I-Pace eTrophy, traz no currículo o título de campeão da Fórmula Renault Brasil e passagens pela Fórmula 3, A1GP, GP2, GT Brasil, FIA GT, Stock Light e Stock Car. Por conta de sua participação no Jaguar E-Trophy 2020 e devido à restrição de acesso dos brasileiros aos países europeus em decorrência da pandemia da covid 19, ele está na Europa e talvez dispute apenas algumas etapas com a KTF nesta temporada.
Na Stock Light, correm pela KTF os pilotos Pedro Ferro, que estreou no kart na metadede 2017, disputando diversos campeonatos nos Estados Unidos e no Brasil, além de fazer testes na Fórmula 4 espanhola; Edson Reis, vice-campeão da classe 2B do Brasileiro de Turismo Nacional que tem passagens pela Copa Hyundai HB20 e pela tradicional prova Cascavel de Ouro; e Pietro Rimbano, vencedor da Seletiva de Kart Petrobas, tetracampeão paulista e vice-campeão brasileiro de kart, vencedor de corridas da Sprint Race, que disputou a Stock Light em 2016, 2017 e 2018, além de fazer algumas provas em 2019. O quarto carro da Light será pilotado pelo vencedor do reality show Next Season, disputado por seis pilotos: Bruna Tomaselli, Felipe Baptista, João Dias, Lucas Okada, Pedro Lopes e Rafael Reis. Metade deles vem do programa de jovens talentos da KTF no kart e metade foi selecionada em uma prova de kart com dez participantes indicados pela produção do programa, com experiência na categoria graduados de kart e em outras categorias do automobilismo.
Estela Craveiro é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas, negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: estela.craveiro@f1mania.net
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.