Empresário do setor de confecções estreia time com três carros no âmbito de uma estratégia que visa consolidar sua presença no automobilismo brasileiro, ampliar relações com o setor têxtil e conectar a Equivoco Racing à grife Equivoco Jeans também por meio de ações ambientais
Paulo Totaro, diretor-presidente da Lorsa Jeans, indústria paulista de confecções masculinas e femininas feitas dos tecidos denim e sarja, que é uma das maiores fornecedoras brasileiras do segmento PL (private label), e piloto da Porsche Cup, ampliou o jogo em 2021. Criou a equipe Equivoco Racing, patrocinada pela Equivoco Jeans, grife do grupo Lorsa. O time disputou, em janeiro de 2021, a clássica corrida Mil Milhas do Brasil, em Interlagos, e está pronto para estrear na Porsche Cup com três carros, que têm a traseira e as bordas inferiores da carenagem pintadas com a inconfundível textura do jeans, mais dois pilotos tarimbados e um chefe de equipe idem.
Por quanto tempo continuará correndo, Totaro não sabe. Mas de uma coisa tem certeza: quer continuar vivendo no universo do automobilismo. Por isso, criou a equipe, que chega com três carros na Porsche Cup. Ele e o piloto Marcio Mauro competirão na divisão GT3 Cup 3.8 e Marçal Müller na divisão Carrera Cup 4.0. “Eu amo o automobilismo e sei que, como piloto, não devo durar muito tempo. Porém, quero seguir no universo do automobilismo, que eu amo demais, e estar envolvido de alguma maneira. A Equivoco Racing é uma forma de manter esse vínculo”, ele explica.
Tecnicamente, na Porsche Cup todos os carros são iguais, entregues prontos para correr pela Dener Motorsport, promotora da categoria. Cada um se organiza do seu jeito. E Paulo Totaro caprichou. Contratou para chefiar a equipe o experiente piloto Fábio Carbone, que já vinha trabalhando com ele como coach de pilotagem, e, na Mil Milhas, dividiu o volante do protótipo MRX da Equivoco Racing com Totaro, Marcio Mauro e Mauro Marcondes.
Totaro traz no currículo o título de vice-campeão da GT3 2018. Marcio Mauro tem uma vitória em Goiânia, em 2020, como sua mais recente conquista. E Marçal Müller é campeão da GT3 2017 e da Carrera 2019. A retrospectiva do time dá base a boas perspectivas de pódios e briga pelos títulos. O que deixa o lado piloto de Totaro entusiasmado.
BUSINESS – Já para o lado empresário dele há outras coisas igualmente importantes. Uma delas é o efeito que competições de carro causam no cenário dos negócios: “Ganhar corrida sempre é bom, aparecer na TV é ótimo também, mas a corrida em si é só um pano de fundo para relacionamento e negócios com outras grandes empresas e parceiros. Tudo isso junto se transforma em um pacote muito interessante para todos os envolvidos! Ser parceiro da Porsche Cup é uma honra”.
Totaro sempre estampou a marca Equivoco no seu GT3, e por várias vezes estampou também os logotipos de empresas parceiras, além de levar seus proprietários e executivos para curtir as corridas e desenvolver relacionamentos com outros executivos e empresários em seus alegres bastidores. Quando a presença de público nos autódromos for liberada, ele planeja investir mais nisso.
“A nossa ideia é levar mais convidados, pois um dos nossos focos é esse relacionamento”, Totaro conta. “Você leva o presidente de uma empresa para o paddock e ele pode conhecer outros grandes empresários que também correm, como o Sylvio de Barros, por exemplo, e tanto outros nobres empresários que são nossos parceiros, também podem tomar café e bater papo com o Felipe Massa, o Ricardo Zonta e o Nelsinho Piquet, entre outros pilotos. Isso é muito importante e será uma das nossas bases para quando a vida normal for retomada”.
SUSTENTABILIDADE – Paralelamente, no campo ambiental, Totaro conectou a Equivoco Racing à grife Equivoco Jeans, de roupas para mulheres, homens e crianças, muitas delas confeccionadas com o tecido denim sustentável da Vicunha Têxtil. O grupo Lorsa participa do protocolo ZDHC (Zero Descartes de Produtos Químicos Perigosos, em tradução livre), e é associado à HIGG Index, plataforma mundial de transparência em sustentabilidade. Hoje, sua lavanderia gasta 80% menos água na lavagem de jeans do que o padrão. A meta é chegar a 95%. E a Equivoco Jeans promete novidades com mais modelos sustentáveis para o ano.
“Sustentabilidade é o futuro. Nesta temporada, o mote será esse! Será o grande produto nosso em 2021. Mas, mesmo mudando o tema, o nosso compromisso com a sustentabilidade continuará. Sustentabilidade não é um tema e sim uma obrigação. Temos que cuidar do nosso planeta. Nós, como indústria, acreditamos no comprometimento de cuidar do o meio ambiente, e a sociedade clama por isso”, Paulo Totaro explica.
A conexão entre as duas marcas envolve o compromisso de compensar a emissão de carbono dos três carros da Equivoco Racing com o plantio de mais árvores na região de Avaré, onde fica a fábrica da Lorsa Jeans, no interior paulista, ampliando a compensação ambiental que a indústria já faz lá plantando árvores. E eventos de cunho ecológico devem ser realizados ao longo do ano.
AGREGAR VALOR – Quais efeitos de marketing a presença da Equivoco nas corridas da Porsche Cup causa nas vendas da grife, particularmente entre os consumidores do sexo masculino, maioria entre fãs e audiências de automobilismo, Totaro acha que ainda é cedo para mensurar, pois até agora levou a marca apenas no seu carro. E as corridas eram transmitidas pelo canal por assinatura SporTV.
Já nesta temporada as provas serão exibidas ao vivo pela Rede Bandeirantes em TV aberta, o que surgiu como um golpe de sorte: “Iniciamos o projeto da equipe neste ano antes mesmo de saber que a Band exibiria as provas, com a mentalidade de agregar valor tanto para nós quanto para as empresas do ramo têxtil que pretendemos trazer para o evento”. É de esperar que a marca Equivoco se torne ainda mais conhecida.
Focando no mercado consumidor de moda, Totaro vê um fator animador na recente inclusão da marca Hugo Boss entre os patrocinadores da Porsche Cup: “A Equivoco Racing chegou em um momento muito interessante, pois meses após a nossa entrada a Porsche Cup anunciou uma parceria com a Hugo Boss. E isso diz muito sobre a influência da categoria nesse nicho do público que acompanha as corridas”.
O empresário avalia também as benesses de investir em outros competidores. Como fez na final da Stock Car 2020, com o patrocínio ao piloto Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, que chegou à última corrida disputando o título. Ele considera a possibilidade de, em 2021, vir a patrocinar esse e/ou outros pilotos de outras categorias. E prepara um hall do automobilismo, em sua fábrica, para homenagear grandes nomes brasileiros desse esporte.
PROVOCANTE – A Lorsa Jeans é uma indústria paulista que existe há 40 anos, e, como define a estilista Mariana Totaro, filha de Paulo, que comanda a Equivoco Jeans, “tem em seu DNA valores éticos e familiares”. Esses, aliás, expressos de forma subliminar nas iniciais dos nomes dos membros da família inscritas no desenho do elefante estilizado que é o logotipo da Equivoco Jeans. E da Equivoco Racing também.
O elefante foi escolhido porque “exprime força, fidelidade, valor de família e inteligência”. Já o nome da grife chama a atenção, por si só e por não ter acento na palavra equívoco. É que está escrito em italiano, e significa o mesmo que na língua portuguesa. Como substantivo, resume-se a um mal-entendido. Como adjetivo, caracteriza algo passível de várias interpretações. Como nome de marca, soa provocante e irreverente. Mas, de equívoco, o projeto da Equivoco Racing não tem nada.
Estela Craveiro (MTb 15.590/SP) é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: [email protected]
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon