Marca francesa será vista nas pistas e nos carros da categoria oficial da montadora alemã, que também utilizarão seu lubrificante, e está entre os patrocinadores máster do Sertões 2020
Neste 7 de agosto, a francesa Motul entra na pista de Interlagos com a Mercedes-Benz Challenge, na abertura da décima temporada da categoria oficial da Mercedes-Benz do Brasil, a única competição monomarca da montadora alemã. A parceria engloba fornecimento de lubrificante para as equipes do campeonato, que deve ter mais de 28 carros no grid, além da presença da marca francesa nos carros da MB Challenge e nas pistas das provas que serão transmitidas pelo canal de tevê Bandsports.
Este é o segundo passo da Motul na expansão de sua atuação, até agora discreta, no automobilismo brasileiro. O acordo foi assinado neste início de agosto entre a Motul e a WTT Group Mídia, agência de marketing esportivo responsável pela gestão do evento. Roberto Santos, diretor da WTT, diz que a parceria atende aos pedidos das equipes e satisfaz o “novo conceito de excelência” estabelecido para a categoria: “A opinião dos competidores é de extrema importância em nossas decisões. Procuramos atendê-los da melhor maneira”.
O primeiro passo da Motul para ampliar sua presença no esporte a motor brasileiro foi dado no início de 2020, quando a empresa fechou parceria com o Sertões, o maior rally brasileiro, que inicialmente seria realizado em agosto, mas, por causa da pandemia de covid 19, foi adiado para novembro. A empresa será um dos patrocinadores máster, dará nome à categoria self, que passará a se chamar Self by Motul, e fornecerá lubrificantes para a mais dura prova off-road nacional.
Não por acaso, em junho, a Motul lançou o lubrificante para motores 5000 20W-50m desenvolvido para motocicletas de média e baixa cilindrada, que são nada menos que 80% da frota brasileira. Ancorado pela campanha de publicitária “Razões para Pilotar”, incentivando os amantes de motos a compartilhar essa paixão, o novo produto foi chegando aos pontos de venda por região, e, no fim de julho, já estava disponível em todo o país, incluindo o Ceará, onde o Sertões terminará em 2020, na praia de Jericoacoara.
Guillaume Pailleret, CEO da Motul Brasil, conta que, na MB Challenge, será fornecido aos competidores o 8100 X-cess, lubrificante sintético para motores de alto desempenho homologado pela própria Mercedes-Benz, e o retorno do investimento deve dar também resultados técnicos: “Trata-se de uma das estrelas da nossa linha auto, que será trabalhada fortemente neste segundo semestre, e que tem nas provas da Mercedes-Benz Challenge um laboratório de testes”.
Há mais de 165 anos no mercado mundial, e desde 1992 no Brasil, a Motul fornece lubrificantes e fluidos a vários mercados, do automotivo e do náutico ao setor industrial. No exterior, tem forte presença nas pistas, apoiando equipes e pilotos, e participa de competições internacionais como o rally Dakar, a clássica 24 horas de Le Mans, com carros e motos, o FIA World Endurance Championship, a Super GT e a Moto GP, entre outras categorias. Agora, sob o comando de Pailleret, que assumiu a condução da Motul Brasil há um ano, uma nova perspectiva começa a se desenhar para a atuação da marca no esporte a motor brasileiro.
PING-PONG COM GUILLAUME PAILLERET, CEO DA MOTUL BRASIL
Qual é a estratégia de marketing da Motul para o Brasil?
GP: Estamos há 20 anos no mercado brasileiro. E, tanto aqui como no mundo, temos clientes fiéis. Gente que gosta de carro, de moto, e quer ter o melhor em termos de proteção e desempenho. A Motul é uma das poucas empresas do setor, de presença global, que não está ligada a um grupo petrolífero. A nossa agenda de negócios e, portanto, a nossa estratégia de marketing, é diferente de outras marcas. Não queremos ser o número 1 do mercado, mas, sim, o líder do segmento de quem opta pelo melhor lubrificante.
Por que a Motul está investindo em esportes a motor no Brasil?
GP: Sempre investimos em competição porque é parte do DNA da marca. Fazemos lubrificantes de alto desempenho e a pista é o melhor laboratório para esse tipo de produto. Neste ano, fechamos uma grande parceria com o Sertões, que abrange patrocínio máster, fornecimento de lubrificante e a chancela à categoria Self, uma das mais tradicionais da prova, que passa a se chamar Self by Motul. E acabamos de acertar com a Mercedes-Benz Challenge, que está dentro da estratégia de alavancagem da nossa linha de lubrificantes para automóveis. Queremos ganhar share e enxergamos nesses campeonatos uma plataforma de conexão com quem ama velocidade e qualidade.
Além do Sertões e da Mercedes-Benz Challenge, há algum outro investimento planejado em esporte a motor no Brasil?
GP: Estamos em contato permanente com campeonatos, equipes e pilotos buscando acordos que se enquadrem em nossa estratégia. Para a Motul, o patrocínio vai além da mera exposição da marca. Nosso objetivo é reforçar o compromisso com quem é apaixonado pelos esportes a motor como nós e, claro, colocar à prova os nossos produtos no melhor campo de teste que existe: a pista.
Estela Craveiro (MTb 15.590/SP) é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: [email protected]