No primeiro treino classificatório para o GP de Portugal, 11a etapa do Mundial de Motovelocidade, Barros manteve-se entre os quatro mais rápidos e fechou o primeiro dia com 1m38s215, suficiente para ser o 3o mais rápido do dia. A pole position provisória ficou com o italiano Valentino Rossi (Yamaha) que registrou sua volta rápida em 1m38s036.
Em segundo lugar e a 0,031s do pole está Sete Gibernau (Honda) com o tempo de 1m38s067.
O japonês Makoto Tamada, vencedor do RioGP deste ano e 4o colocado de hoje com o tempo de 1m38s342, registrou a velocidade recorde para a pista portuguesa de 341,8 km/h. No ano passado, Valentino Rossi, a bordo de sua Honda, chegou a 320,5 km/h.
“Hoje pela manhã a pista estava molhada e acabei caindo logo na primeira volta. Voltei aos boxes e usei minha moto reserva que estava bastante boa e consegui ser o mais rápido da manhã. Fizemos alguns pequenos ajustes na suspensão dianteira e ela se comportou satisfatoriamente. No treino da tarde eu usei pneus usados na maior parte do treino e tivemos bons resultados que nos deixaram bem confiantes para a corrida. Quando colocamos os pneus de classificação eles estavam um pouco escorregadios no início mas depois ficaram bons.
Eu ainda acho que podemos ser mais rápidos, isso se o tempo permitir porque a previsão para amanhã é de tempo ruim, quem sabe até chuva, vamos ver. Para o primeiro dia estamos em boas condições, fomos regulares e bem rápidos, eu estou muito satisfeito e tenho certeza que minha equipe também”, disse o brasileiro que esteve ontem em um hospital visitando crianças vítimas de acidentes de carros e motos.
Os pilotos Nicky Hayden (Repsol Honda) e Kurtis Roberts (Próton Team KR) não irão participar do GP de Portugal. Hayden, companheiro de equipe de Barros, caiu no sábado passado enquanto andava de motocross na Itália fraturando a clavícula, foi operado e passa bem mas a equipe optou por poupar o piloto e poder contar com ele no GP de Motegi, em duas semanas. Já o outro norte-americano Kurtis Roberts quebrou o cotovelo e pulso esquerdo durante o primeiro treino livre para o GP da Rep. Checa e se recupera nos Estados Unidos.