Yamaha banca obras em Laguna Seca

A Yamaha Motor Corporation, subsidiária norte-americana da fabricante japonesa, anunciou que vai financiar as obras de melhoria e de segurança da pista de Laguna Seca, exigidos pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) para homologar o traçado destinado ao GP dos Estados Unidos, em 2005.

Além de patrocinar as reformas da pista, a Yamaha tornou-se a moto oficial da prova (Mazda Raceway Laguna Seca) e um “orgulhoso patrocinador” do Grande Prêmio Red Bull dos EUA até 2007.

“Estamos muito satisfeitos com o interesse da Yamaha em particular e o da comunidade do motociclismo em geral para que o evento venha para os EUA”, disse Gill Campbell, diretor- geral da Mazda Raceway Laguna Seca. “A generosidade da Yamaha tornou possível trazer de volta o Campeonato Mundial de MotoGP para os EUA, para alegria e satisfação do número enorme de admiradores do esporte no país”.

O diretor de comunicação da Yamaha Motor Corporation, Bob Starr, reforçou o compromisso da companhia. “Ajudar a trazer o Campeonato Mundial de MotoGP de volta aos EUA é uma excelente oportunidade para nós mostrarmos o nosso apreço e consideração pelos clientes e fãs”, afirmou. “E já que a corrida coincide com o 50º aniversário da Yamaha, não haverá melhor forma de celebrar o evento do que com mais de 100 mil fãs americanos.”

Cronograma

O projeto e as obras para reforma estão sendo realizados em conjunto com Claude Danis, presidente e inspetor de circuitos da FIM, e as licenças necessárias deverão ser liberadas em breve. Os trabalhos devem começar em novembro, sendo que na primeira fase a área de escapa da curva 9 (Curva Rainey) será aumentada. Além disso, a ponte da Curva 9 será mudada entre os dias 22 e 24 de dezembro para uma zona entre as curvas 8 e 9. Mas a pista permanecerá em atividade durante as obras”.

Outras alterações previstas incluem o aumento da largura da pista na reta, afastando a parede para trás e aumentando as áreas de escape em diferentes curvas, incluindo a Curva 2. Estas alterações deverão acontecer quando a pista estiver fechada por completo, de 2 de maio a 15 de junho. O paddock permanecerá operacional durante esse período.

Os ingressos para o GP dos Estados Unidos já estão à venda, e a procura já superoun as expectativas dos organizadores. Eles acreditam em quebra de recorde de público em Laguna Seca, já que mais de 10 mil entradas já foram vendidos, a 10 meses da prova.