Rossi dá show, e conquista mais um título

Em uma corrida emocionante do início ao fim, com direito a uma última volta sensacional, Valentino Rossi (Gauloises Fortuna Yamaha) venceu o GP da Austrália e garantiu o título da temporada com uma etapa de antecipação. Esta foi sua oitava vitória este ano, a 67a de sua carreira e seu 100o pódio. Além disso, ele chega ao quarto título mundial consecutivo na categoria principal, e o sexto da carreira (tem um na 125cc, em 1997, e outro na 250cc, em 1999).

Na largada, Sete Gibernau (Telefônica Movistar Honda MotoGP) confirmou a pole position e terminou a primeira volta na liderança, seguido por Rossi, Loris Capirossi (Ducati Marlboro), Troy Bayliss (Ducati Marlboro) e Alexandre Barros (Repsol Honda). A partir do segundo giro, Gibernau e Rossi começaram a se distanciar dos demais, sendo seguidos de perto por Capirossi e Barros.

Gibernau liderou até a 18a volta, quando foi ultrapassado por Rossi. Mas o espanhol deu o troco quatro giros mais tarde e, nas voltas finais, os dois andaram praticamente juntos. Na última volta, Rossi foi ousado e conseguiu superar seu principal rival na temporada, garantindo mais uma vitória e o título por antecipação. Capirossi completou o pódio.

Barros vinha fazendo uma corrida excelente: largou em sexto, terminou a primeira volta em quinto, ganhou uma posição no giro seguinte, assumiu o terceiro lugar na décima volta e aí se manteve durante a maior parte da corrida. Mas no final foi superado por Capirossi e por Colin Edwards, terminando a prova na quinta colocação.

Com o resultado da corrida, Rossi chegou aos 279 pontos. Gibernau garantiu o vice-campeonato e alcançou 244 unidades. Max Biaggi continua em terceiro, agora com 197 pontos, seguido por Barros, com 155, e Edwards, com 149.

Confira as posições finais da corrida

1 Valentino ROSSI ITA YAMAHA Gauloises Fortuna Yamaha

2 Sete GIBERNAU ESP HONDA Telefonica Movistar Honda Mot

3 Loris CAPIROSSI ITA DUCATI Ducati Marlboro Team

4 Colin EDWARDS USA HONDA Telefonica Movistar Honda Mot

5 Alex BARROS BRA HONDA Repsol Honda Team

6 Nicky HAYDEN USA HONDA Repsol Honda Team

7 Max BIAGGI ITA HONDA Camel Honda

8 Makoto TAMADA JPN HONDA Camel Honda

9 Troy BAYLISS AUS DUCATI Ducati Marlboro Team

10 Carlos CHECA ESP YAMAHA Gauloises Fortuna Yamaha

11 Ruben XAUS ESP DUCATI D’Antin MotoGP

12 Shinya NAKANO JPN KAWASAKI Kawasaki Racing Team

13 Alex HOFMANN ALE KAWASAKI Kawasaki Racing Team

14 Jeremy McWILLIAMS GBR APRILIA MS Aprilia Racing

15 John HOPKINS USA SUZUKI Team Suzuki MotoGP

16 Gregorio LAVILLA ESP SUZUKI Team Suzuki MotoGP

17 Norick ABE JPN YAMAHA Fortuna Gauloises Tech 3

18 Neil HODGSON GBR DUCATI D’Antin MotoGP

19 Nobuatsu AOKI JPN PROTON KR Proton Team KR

20 James HAYDON GBR PROTON KR Proton Team KR

21 Youichi UI JPN HARRIS WCM WCM

22 James ELLISON GBR HARRIS WCM WCM