Rossi é eleito o melhor piloto da história da categoria

Valentino Rossi (Gauloises Fortuna Yamaha) foi escolhido como o melhor piloto da história do Campeonato Mundial. Dos 32.634 votos que foram registrados no site www.motogp.com nos dez dias que se seguiram ao Grande Prêmio da Austrália, 28.466 consideraram que os resultados obtidos por Rossi nesta temporada ultrapassam os de qualquer outro piloto ao longo dos 55 anos de história da modalidade.

As estatísticas relativas ao desempenho de Rossi confirmam a opinião da maioria dos votantes (87,23%). Com a vitória em Phillip Island, no GP da Austrália, o italiano obteve o sexto título de sua carreira, e o quarto consecutivo na categoria principal. A sua oitava vitória na temporada também fez dele o primeiro homem a garantir o título pilotando uma Yamaha desde o feito de Wayne Rainey, em 1992, e estabeleceu novo recorde de triunfos por parte de um piloto da fabricante, batendo a melhor marca anterior de sete vitórias que estava em mãos de Rainey, em 1990, e Eddie Lawson, em 1986 e 1988.

Retrospecto:

Na primeira corrida do ano, na África do Sul, Rossi se tornou o primeiro piloto nos 55 anos de história do Mundial a conquistar duas vitórias consecutivas com motos de fabricantes diferentes na categoria principal.

O triunfo em Welkom também fez de Rossi o primeiro piloto de MotoGP, desde Barry Sheene (1976, 77, 78 e 79), a vencer a primeira corrida da temporada em quatro anos consecutivos. Além disso, foi ainda o primeiro triunfo da Yamaha desde que Max Biaggi venceu na Malásia, em 2002.

Rossi é o sétimo piloto a obter quatro títulos de campeão mundial na categoria principal. Giacomo Agostini foi quem venceu mais vezes (8), seguido de Mick Doohan (5), e Geoff Duke, Mike Hailwood, Eddie Lawson e John Surtees (todos com 4).

Contudo, dos pilotos mencionados, apenas Giacomo Agostini, Mick Doohan e Mike Hailwood conquistaram quarto títulos consecutivos – mas nenhum deles em duas marcas diferentes em seguida. Na verdade, apenas Lawson conseguiu tal feito ao sagrar-se campeão mundial com a Yamaha, em 1988, e depois com a Honda, em 1989.

Apenas Doohan, Agostini e Lawson contam com mais pódios na categoria principal do que Rossi, que, aos 25 anos, já conquistou títulos em três máquinas diferentes: a Honda V4 de dois tempos, a Honda V5 de quatro tempos e a 4 cilindros em linha de quatro tempos da Yamaha.

Faltando ainda uma corrida a ser disputada este fim de semana, em Valência, Rossi já soma 279 pontos – o melhor resultado jamais obtido por um piloto da Yamaha na categoria principal.