Depois de ter apresentado sua moto para 2005 no Japão, nesta segunda-feira, a equipe Gauloises Yamaha foi para Phillip Island para o seu quarto teste do ano, ao lado da equipe Fortuna Yamaha. Neste primeiro dia de testes, os pilotos da marca japonesa tiveram de lidar com condições climáticas adversas.
Depois da chuva intensa de ontem, o dia amanheceu chovendo mas passou no decorrer da manhã. Contudo, o sol não apareceu e como resultado, a pista não secou o suficiente, ficando escorregadia durante todo o dia.
Rossi e Edwards completaram um total de 51 e 60 voltas, respectivamente. Os tempos por volta foram um pouco mais lentos do que no último teste em Phillip Island há duas semanas. Os pilotos focaram sua atenção nos testes de pneus da Michelin e na suspensão da YZR-M1.
Edwards foi um pouco mais rápido do que Rossi, fazendo um tempo de 1’31,27s, enquanto que o Campeão do Mundo terminou o dia com um melhor tempo de 1’31,38s. “As condições da pista estavam realmente ruins. Estava muito escorregadia porque havia chovido durante todo o dia de ontem”, explicou Edwards. “Dei 60 voltas, mas muitas delas apenas para conseguir deixar alguma borracha na pista.”
“Trabalhamos um pouco na regulagem e testamos alguns pneus, mas estava frio e era difícil manter os pneus na temperatura ideal para se realizar algum trabalho. Há duas semanas as coisas correram bem aqui e hoje não foi tanto assim. Estou certo de que o tempo melhore para que a situação se inverta”.
Rossi acrescentou que não puderam trabalhar tudo o que queriam, mas tem esperança de que o tempo melhore nos próximos dois dias.
“Hoje o tempo esteve realmente mau – frio e chuva, não testamos o que queríamos. Trabalhamos um pouco na regulagem da moto e pneus, mas com o tempo desta maneira era difícil saber se estávamos melhor ou pior”, disse o Campeão do Mundo, que acaba de ser nomeado para o prestigiado prêmio Laureus. “Está muito mais frio do que da última vez que estivemos aqui, isso fez com que o tempo por volta tivesse aumentado. Espero que amanhã a temperatura melhore e que consigamos realizar os testes.”
Quem também está testando em Phillip Island é a equipe satélite Fortuna Yamaha de Ruben Xaus e Toni Elias. Xaus continuou o seu intenso programa de testes fazendo 78 voltas no circuito australiano com um melhor tempo de 1’32,02s. Ainda tentando conhecer melhor sua nova moto, o piloto trabalhou sobretudo na configuração geral da Yamaha.
Seu colega de equipe, Toni Elías, testou diferentes configurações para a sua YZR M1 embora o seu objetivo para o dia de hoje tenha sido rodar o máximo de quilômetros possíveis na medida em que precisa se adaptar o mais breve possível a uma moto da MotoGP.
Tempos por volta:
1. Colin Edwards – Gauloises Yamaha : 1’31.27
2. Valentino Rossi – Gauloises Yamaha : 1’31.38
3. Ruben Xaus – Fortuna Yamaha : 1’33.02
4. Toni Elias – Fortuna Yamaha : 1’33.19.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.