Hayden faz o melhor tempo em Jerez

O Mundial de MotoGP encerrou hoje os testes pré-temporada no circuito de Jerez de la Frontera, que será o palco da primeira etapa de 2005, em 15 dias.

Ontem o teste foi atrapalhado pela forte chuva que caiu sobre a pista andaluz e hoje as equipes e pilotos tiveram que trabalhar duro para recuperar o tempo perdido para estar o mais bem preparados para a primeira corrida do ano.

O norte-americano Nicky Hayden (Honda) andou bem o final de semana todo e hoje pulverizou os tempos mais rápidos dos dois primeiros dias, sendo o único a andar abaixo de 1m40s, tendo parado o relógio em 1m39s983.

Outro piloto Honda, Marco Melandri, andou bem e fechou sua volta voadora em 1m40s291 – o segundo mais rápido do dia. Em terceiro aparece John Hopkins (Suzuki) com 1m40s418, que foi o mais rápido ontem (sabado).

O brasileiro Alex Barros (Camel Honda) e seu companheiro de equipe Troy Bayliss melhoraram seus tempos e estão otimistas para a primeira etapa: “Nós trabalhamos muito duro neste final de semana, especialmente hoje que dei mais de 100 voltas. Nós exploramos todas as possiblidades: sistema eletrônico, pneus dianteiros e traseiros, suspensões, vários acertos de geometria e no final conseguimos melhorar a moto onde eu queria. Na sexta-feira eu estava muito nervoso mas hoje pude andar mais limpo. Usei um pneu usado por mais de 15 voltas e andei na casa dos 1m41 e meio. Com o pneu de classificação virei 40,5 mas eu usei minha moto reserva por isso eu me sinto a vontado em dizer que o teste foi muito bom. Estamos prontos para a primeira corrida”, disse Barros.

Troy Bayliss também fechou o dia satisfeito: “Desde que testei com a Honda pela primeira vez em dezembro, posso dizer que apesar de não ter sido tão rápido hoje me sinto muito mais confortável com a moto e isso significa que temos melhorada constantemente”, concluiu Troy.

O chefe dos mecânicos de Barros, Ramon Forcada também fez uma avaliação positiva do teste: “Nós cumprimos com todo o cronograma de teste e no final encontramos uma boa solução para ambas as suspensões dianteira e traseira. Nós estamos prontos para a primeira corrida no sentido que temos uma boa base da qual começar porque não podemos nos esquecer que Jerez é uma pista que muda com a mínima alteração do tempo. Comparando ontem, por exemplo, com a pista seca, com hoje, as condições hoje estavam muito diferentes”, encerrou Forcada.

A temporada 2005 do Mundial de MotoGP GP terá 17 etapas, uma a mais que no ano passado, e começa dia 10 de abril com o GP de Jerez, na Espanha.

Tempos do terceiro dia de testes IRTA em Jerez de la Frontera:

1) Nicky Hayden (EUA/Honda), 1min39s983

2) Marco Melandri (ITA/Honda), 1min40s291

3) Jonh Hopkins (EUA/Suzuki), 1min40s418

4) Valentino Rossi (ITA/Yamaha), 1min40s539

5) Loris Capirossi (ITA/Ducati), 1min40s559

6) Alexandre Barros (BRA/Honda), 1min40s569

7) Sete Gibernau (ESP/Honda), 1min40s662

8) Colin Edwards (EUA/Yamaha), 1min41s284

9) Shinya Nakano (JAP/Kawasaki), 1min41s328

10) Makoto Tamada (JAP/Honda), 1min41s380