Esta foi a terceira vez que Byrne rodou com a Proton KR, equipada com motor da KTM. O projeto ainda está no início, na fase de desenvolvimento do protótipo em que vai ter o motor V4 de 990cc da austríaca KTM, com o chassi britânico do Team KR.
Byrne completou 152 voltas ao longo dos três dias no ultimo contato com a moto antes do início da temporada de 2005 daqui a duas semanas, no Grande Prêmio da Espanha, também em Jerez a 10 de Abril.
“Tivemos muitas melhorias com a parte dianteira da moto e com alguns ajustes neste último dia e acho que estamos agora na direção certa,” disse Byrne. “Com pneus de corrida fiz 1m44,2s, quase quatro segundos mais rápido do que os tempos que havia feito no primeiro dia. No início, não tinha muita confiança na entrada das curvas. As principais alterações que realizamos foram ao nível do chassi e da forquilha.”
Nos últimos três dias, Byrne conseguiu diminuir em quase 4 segundos seu tempo, com o programa de desenvolvimento de chassi, suspensões e motor.
“Há definitivamente mais espaço para evolução. No último dia, os tempos por volta já vieram com mais facilidade. No primeiro dia estava dando tudo o que tinha e a conseguir 1m47s, mas no último dia, o tempo de 1m44,2s já foi razoável.”
“Testamos alguns novos ajustes com o motor da KTM. Gostaria de ter um pouco mais de resposta do motor, em especial nas curvas e espero que o possamos conseguir mantendo a boa distribuição de potência. É uma pena que tivéssemos que terminar mais cedo no último dia.”
Byrne rodou apenas com pneus de corrida da Michelin e não tentou realizar uma volta rápida com pneus mais macios como quase todos os seus concorrentes fizeram.
“Nem sequer tive tempo de experimentar alguns dos novos e melhores pneus que a Michelin trouxe. Nem me importei em fazer uma volta com pneus de classificação, já que ainda não estamos preparados para isso.”
“Em Jerez precisamos estabelecer como objetivo o tempo de 1m42s e acho que toda a equipe sabe quais os pontos em que devemos pensar em melhorar na moto. Todo o pessoal da KTM e do Team KR está motivado para este desafio.”