Este, é o ano de estréia de Colin Edwards com a Yamaha na categoria MotoGP. Edwards já correu pela Yamaha e conquistou sua primeira vitória em Daytona 1992, então com uma 250cc.
Posteriormente iniciou sua carreira no Mundial de Superbikes com a Yamaha, portanto não há nada de estranho em subir novamente em uma YZR-M1.
Edwards é um grande especialista em pneus, trabalhou durante estes meses com a Michelin e o novo chefe de equipe, Daniele Romagnoli. O conhecimento que tem da YZR-M1 permitiram que o piloto dedicasse seu trabalho em áreas específicas de desenvolvimento, como o motor, ajudando a criar uma estrutura global para que a moto seja competitiva.
“Estou feliz com a evolução que tivemos nos testes finais da pré-temporada e satisfeito com o trabalho que fizemos em Jerez com os pneus de corrida”, explicou o piloto.
“Foi muito bom poder ter testado no mesmo circuito onde disputaremos a primeira prova do campeonato, isto por que conseguimos encontrar um bom acerto para a moto. Espero que quando chegarmos em Jerez na sexta-feira, sejamos capazes de começar a trabalhar no ato e ao mesmo nível que nos últimos testes. É certo que no ano passado choveu durante a corrida, o que não foi bom para mim, mas o teste em piso molhado foi bom e estou confiante que também estamos preparados para isso”.
“Depois de tantos vôos este ano – oito testes desde Valência e muitos quilômetros de pista – estou muito satisfeito com o fato de voltarmos a correr! Depois do último teste fiquei muito satisfeito com a moto e muito excitado com o conjunto que temos para o início da temporada. Sinto que percorri um longo caminho, desde que subi na Yamaha em novembro pela primeira vez. Os testes têm sido muito cansativos, mas foi bom ter feito tantas voltas”.
Edwards não tem o mesmo conhecimento do traçado andaluz, que seu companheiro de equipe, Valentino Rossi. Contudo, o texano aumentou seus conhecimentos da pista nos testes oficiais na semana passada e se diz preparado para lutar pelo pódio.
”Foi em Jerez que fiz minha estréia com uma maquina da MotoGP e sempre gostei desta pista, no entanto, não tenho muita sorte aqui, espero mudar isso este ano com a Yamaha!”. “ Estou determinado a fazer uma boa corrida, não ficarei satisfeito com qualquer resultado que não seja o primeiro lugar no pódio. Estou otimista com esta temporada que começa agora e espero poder lutar pelo campeonato desde a primeira prova. A pista tem um bom desenho, acho que será um ótimo local para iniciar a temporada”.