Os pilotos mais rápidos do mundo reuniram-se hoje numa tarde de grande expectativa no circuito espanhol de Jerez, véspera do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2005. A abertura da temporada começa nesta sexta-feira de manhã com a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prêmio da Espanha e marca o retorno da competição depois de longo período de desenvolvimento.
Foram 20 os pilotos de MotoGP que posaram para a tradicional fotografia da temporada, todos com o mesmo objetivo em mente: destronar o homem que está no centro da foto, o Campeão do Mundo, Valentino Rossi. O piloto da Yamaha venceu o título da categoria máxima nas últimas quatro temporadas e já venceu em Jerez em todas as categorias, com um total de cinco vitórias. Um recorde que pretende aumentar neste final de semana.
“No ano passado surpreendemos, mas desta vez será mais difícil, todos sabem com o que podem contar”, admite Rossi, que se tornou o primeiro piloto, desde Eddie Lawson em 1989, a conquistar dois títulos consecutivos em duas marcas diferentes, depois de deixar a Honda e passar para Yamaha em 2004. “A Honda trabalhou muito durante o inverno e têm pilotos fortes, mas neste esporte não se trata de uma fábrica contra outra – são os pilotos que vão lutar entre si. No final, o vencedor será o que for mais consistente e conseguir mais pódios”.
Depois de meses de testes de pré-temporada, o italiano admite estar ansioso para voltar a fazer o que mais gosta e promete muito divertimento na temporada que se aproxima. “Foi um longo inverno e às vezes chega a ser difícil estar motivado, mas na corrida vou dar 100% de mim. Estão todos prontos – os pilotos estão bem preparados e as motos afinadas. Vamos ter outro grande espetáculo este ano”.
Apesar da forte motivação de Rossi, o restante dos pilotos da MotoGP estão confiantes na possibilidade de este ser o ano da queda do “Il Doctore”. Sete Gibernau é quem tem perseguido de perto o Campeão do Mundo nas duas últimas temporadas e diz que está muito bem preparado para o desafio na luta pelo título.
“É claro que o Valentino é o homem a bater, ele venceu o campeonato nas temporadas passadas. Precisamos melhorar o nosso nível e nos manter concentrados, fazer o melhor trabalho possível em cada corrida”, disse Gibernau.
Ao contrário da temporada passada, todos os pilotos chegam a primeira prova do campeonato em bom estado de saúde, com Alex Barros 100%, depois de duas temporadas com lesões. John Hopkins recuperou-se com rapidez das cirurgias para remover pinos metálicos das pernas e Max Biaggi teve uma impressionante recuperação do tornozelo. Até Carlos Checa, que faltou aos últimos testes oficiais em Jerez há duas semanas com problemas no ombro, diz que deverá “estar 100% para a corrida”.