Alex Barros, não só acrescentou mais uma vitória neste domingo, a primeira na temporada 2005. O piloto da Camel Honda rompeu um jejum de vitórias que se prolongou por dois anos, quando venceu pela última vez em 2002 no GP de Valência – naquele mesmo ano, venceu também em Motegi, mas foi seu ultimo ano na equipe Honda Pons.
A partir daquele momento, a trajetória de Barros começou a se desviar. O piloto paulista aceitou em 2003 a oferta para correr com a equipe oficial da Yamaha. Foi um ano muito discreto onde conseguiu somente um pódio durante todo o campeonato.
Em 2004 surgiu a oportunidade de defender outra equipe oficial, a Repsol Honda, e com a missão de ocupar o lugar do campeão Valentino Rossi. Barros não conseguiu os resultados esperados na temporada passada com a Repsol Honda, conquistou apenas três terceiros lugares, em Jerez, Portugal e Malásia , e um segundo lugar no GP da Alemanha.
Agora, amparado pela equipe dirigida por Sito Pons, parece haver recuperado a tranqüilidade e a chance de conquistar novas vitórias.
“Estou muito feliz, por Alex e pela Equipe. Alex mereceu este resultado, sua motivação e determinação estão caminhando juntas com a confiança que temos nele. Este é o fator principal que precisamos para alcançar o máximo. Estaremos ao seu lado nas quinze provas que restam, com o objetivo de repetir resultados como este. Novamente o felicito, tanto a ele como a todos os membros da equipe e a todos que nos ajudaram”, comentou Sito Pons, diretor da Equipe Camel Honda.
Novamente defendendo uma equipe satélite e longe da pressão das equipes oficiais, Alex Barros tem agora um ambiente mais tranqüilo para poder pilotar melhor. E em Portugal voltou a ser um piloto dominador, fazendo a pole position, a volta mais rápida e finalmente conquistando a vitória.