O Grande Prêmio da China em 1 de Maio, representará o 200º GP de Max Biaggi. O italiano fez sua estréia em 1991 em Jarama, Espanha, no Grande Prêmio da Europa.
Biaggi participou em mais três provas em 1991, ano em que venceu o Campeonato da Europa da 250cc antes de entrar para o Campeonato do Mundo com a Aprilia em 92, vencendo a última corrida do ano no circuito de Kyalami, África do Sul. Em 93 passou para a Honda, vencendo uma única prova antes de retornar a Aprilia em 94.
Depois de conquistar três títulos consecutivos de Campeão do Mundo da 250cc com a Aprilia, Biaggi voltou a Honda para vencer mais um título.
Biaggi passou para a categoria máxima em 1998 e venceu a sua primeira prova em Suzuka, Japão, com uma Honda. Em 1999 assinou com a Yamaha, equipe onde ficou até 2002 antes de voltar a Honda em 2003. Biaggi torna-se assim o terceiro piloto da atualidade a ultrapassar a marca dos 200 GP’s, ficando ao lado de Alex Barros e Loris Capirossi.
Durante a sua carreira Biaggi estabeleceu vários recordes em Grandes Prêmios:
– Biaggi é o único piloto a ter vencido quatro títulos Mundiais consecutivos da 250cc.
– É o único piloto à vencer títulos de 250cc consecutivos em marcas diferentes.
– Nas temporadas de 95 e 96 Biaggi estabeleceu novo recorde de 17 pódios consecutivos na 250cc.
– Quando venceu em Suzuka em 1998 tornou-se o primeiro piloto em 25 anos a vencer na estréia de uma categoria. O piloto anterior a conseguir este feito foi Jarno Saarinen ao vencer o GP de França em Paul Ricard em 1973.
– Biaggi obteve 13 vitórias na categoria máxima, se igualando a Randy Mamola como os dois pilotos com mais vitórias na categoria máxima, sem que tenham conquistado um título.
– Estas 13 vitórias na categoria máxima foram conseguidas pilotando quatro tipos diferentes de motos: Uma Honda de 4 cilindros 2T, uma Yamaha de quatro cilindros 2T, uma Yamaha de quatro cilindros a 4T e uma Honda de cinco cilindros 4T.
– A última vez que Biaggi não participou num GP foi na França em 1992 quando a sua moto teve um problema na volta de apresentação e não conseguiu participar da largada. Desde então largou por 186 Grandes prêmios consecutivos, o que constitui um recorde.
– Biaggi obteve um total de 29 vitórias na 250cc; Anton Mang é o único piloto com mais vitórias, totalizando 33.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.