Na entrevista coletiva antes do primeiro dia de treinos, o atual campeão do Mundo, Valentino Rossi(Gauloises Yamaha), resumiu o sentimentos de todos os pilotos, com grande admiração e surpresa diante das espetaculares instalações do circuito internacional de Shangai.
“Minha primeira impressão foi muito boa, o traçado parece complicado. Desde as primeiras fotos que vi, tive a sensação de que deveria ser uma pista muito rápida, mas também muito técnica, com curvas largas e estranhas, onde é difícil encontrar o melhor traçado”.
“Não consegui treinar pelo Play Station, porque só tem o jogo da Fórmula 1. Basicamente não pudemos fazer nada, esta tarde demos umas voltas com a scooter. Amanhã começaremos os treinos, mas a situação é a mesma para todos”.
“Vai ser complicado conseguir um bom ajuste para a moto, por isso o trabalho que faremos durante os treinos será muito importante. Estou confiante que entendermos rapidamente o comportamento da moto para fazer as regulagens necessárias. Vai ser um trabalho duro para os pilotos e também para as equipes”, acrescentou.
O brasileiro Alex Barros (Camel Honda), Max Biaggi (Repsol Honda) , Colin Edwards (Gauloises Yamaha), Olivier Jacque (Kawasaki), e também o piloto local que correrá como wild card na 250cc, Wang Zhu, foram unânimes em elogiar as condições do circuito. Edwards disse: “Nunca vi nada igual, quando cheguei ao circuito pensei que fosse um aeroporto, é enorme, surpreendente”!
Se para toda a família da MotoGP, esta primeira visita a China representa um acontecimento especial, para o francês Olivier Jacque, que vai substituir Alex Hofmann com a Kawasaki, a situação é diferente.
“É estranho estar aqui com os líderes do campeonato, me sinto, como diríamos em francês “como um fio de cabelo na sopa”, comentou sorrindo o piloto francês, que vai tentar se adaptar o mais rápido possível a moto de Tamada.
Xangai dá as boas vindas ao MotoGP
A China recebe pela primeira vez um Grande Prêmio de Motociclismo que começará amanhã com o primeiro de dois dias de treinos livres abrindo o caminho para a grande corrida de domingo. Esta tarde, por volta das 15h hora local, realizou-se uma apresentação no grid do Circuito, onde a imprensa teve a oportunidade de estar com alguns dos nomes mais importantes da modalidade, foram os pilotos: Rossi, da Gauloises Yamaha, Troy Bayliss, da Camel Honda, e Toni Elias, da Fortuna Yamaha.
Os pilotos foram acompanhados pelas respectivas motos e também dos tradicionais dragões e tigres chineses. O evento consistiu numa pequena sessão de entrevista aos pilotos, incluindo os wild-card: Shi Zao Huang, Zhi Yu Huang e Zheng Peng Li.
Ansioso por conquistar a nova pista de Xangai, o Campeão do Mundo da MotoGP Valentino Rossi comentou: “É muito bom estar aqui, o circuito parece fantástico e o tempo está muito bom, não podia esperar por melhores condições. Estamos ansiosos pela corrida de domingo, vai ser uma oportunidade para conhecer o público chinês”.
A apresentação terminou com uma sessão de autógrafos, dando a oportunidade a todos os fãs de conhecerem os heróis que anteriormente só tinham tido oportunidade de ver na TV.