Uma comissão da FIM, composta por Carmelo Ezpeleta (Dorna CEO), Claude Danis (FIM), Sito Pons (IRTA), Takanao Tsubouchi (MSMA), e Paul Butler na função de secretario da reunião, anunciaram novas regras para os treinos, a serem implementadas a partir de 1 de Janeiro de 2006.
Treinos com motos da categoria da MotoGP, ou pilotos desta categoria, serão proibidos:
– Em qualquer circuito entre 1 de Dezembro a 20 de Janeiro do ano seguinte, ambas as datas inclusive.
– Em qualquer circuito, incluído no calendário de Grandes Prêmios desse ano. A proibição de testes se torna efetiva 14 dias antes da realização da primeira corrida da temporada.
– Em qualquer circuito incluído no calendário de Grandes Prêmios desse ano, durante os “intervalos”. Um intervalo é definido como duas semanas consecutivas em que não estejam agendadas corridas. O período de intervalo estende-se desde as 9 horas de quarta-feira da semana que antecede uma GP até ao GP seguinte.
As seguintes exceções serão aplicadas:
– Nos treinos livres ou de classificação do evento.
– Treinos em qualquer circuito após o evento, com exceção feita aos intervalos.
– Sessões de treinos oficiais organizadas pela IRTA.
– Quando permitido pela direção de corrida.
– Os construtores que fornecem motos para a categoria MotoGP podem, até 14 dias antes da primeira corrida da temporada, designar três circuitos de Grandes Prêmios como os seus locais de treino, nos quais poderão testar suas motos da MotoGP, mas não com os pilotos oficiais ou pilotos de outras equipes e só até 14 dias antes do GP se realizar nesse circuito, durante um intervalo entre provas, ou durante a pausa de inverno.
Para as categorias da 125cc e 250cc, as equipes que participam no Campeonato estão proibidas de testar com as suas máquinas:
– Em qualquer circuito for a da Zona Continental em que a equipe está sediada, (Europa, Ásia, Oceania, África, Américas), entre o final de uma temporada e o início de outra.
– Em qualquer circuito incluído no calendário dos Grandes Prêmios, até 14 dias antes da data do primeiro GP da temporada.
– Em qualquer circuito incluído no calendário do Campeonato, durante os intervalos.
As seguintes exceções serão aplicadas:
– Nos treinos livres ou de classificação do evento.
– Treinos em qualquer circuito após o evento, com exceção feita aos intervalos.
– Sessões de treinos oficiais organizadas pela IRTA.
– Treinos das equipes e dos seus pilotos, em dois circuitos escolhidos por cada equipe, que podem acontecer até 14 dias da corrida agendada para aquele circuito, mas não durante um intervalo.
– Quando permitido pela direção de corrida.
– As restrições de treinos não se aplicam aos pilotos wild card de 125cc e 250cc, com a exceção de só poderem testar num circuito até 14 dias antes de uma corrida agendada para aquele circuito.