O Marlboro Grand Prix do Qatar foi palco da volta de Valentino Rossi ao degrau mais alto do pódio, depois de não ter conseguido a vitória no Japão e na Malásia, onde o segundo lugar foi suficiente para ficar com o título deste ano.
Ao vencer pela décima vez em 2005, Rossi bateu o seu próprio recorde, estabelecido em 2004, em relação ao maior número de vitórias conseguido por um piloto da Yamaha em um ano.
Faltam ainda três corridas para o término do Campeonato, Rossi quer agora o recorde de maior número de vitórias conseguidas por um piloto na mesma temporada – um recorde que pertence do australiano Mick Doohan que em 1997 obteve 12 vitórias.
A vitória de Rossi em Losail permitiu ao piloto da equipe Gauloises Yamaha, se igualar a Eddie Lawson no maior número de pódios conseguidos na categoria máxima. Com 78 pódios, Rossi está em terceiro nesta tabela, atrás de Mick Doohan (95 pódios) e Giacomo Agostini (88 pódios).
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.