Categoria: MotoGP
|
10 de outubro de 2005 14:40

Jacque e Nakano juntos novamente em Phillip Island

Após ter ficado de fora do GP do Qatar devido a uma lesão, Olivier Jacque volta a participar ao lado de Shinya Nakano na Kawasaki Racing Team, esta semana, em Phillip Island, no Polini Australian Grand Prix.

Jacque sofreu uma queda na primeira sessão de treinos livres no Qatar, e desde então, o piloto de 32 anos tem sido submetido a um intenso programa de fisioterapia, e está apto para correr em Phillip Island.

Os testes confirmaram que Jacque não sofreu nenhuma lesão interna. Enquanto piloto de testes da Kawasaki, Jacque foi escolhido para substituir o lesionado Alex Hofmann nos GPs da Austrália e Túrquia.

A volta de Jaque à competição em Phillip Island é o cenário perfeito, o francês afirma que a pista australiana é uma das suas favoritas. Jacque correu pela última vez em Phillip Island em 2003 e terminou a prova da MotoGP em sexto, enquanto que em 2000 naquela mesma pista, obteve o título “Mundial” da 250cc, depois de uma corrida memorável contra Nakano.

Conheço cada palmo da pista de Phillip Island, é uma das minhas favoritas, e tenho boas lembranças daquele circuito,” comentou Jacque. “Quando estava trabalhando na escola de pilotagem em fevereiro, me lembrei de certas coisas que fazem daquela pista ser assim tão fantástica. Como a última curva que dá acesso a reta de chegada, a velocidade é estonteante, a saída da curva é muito rápida – trata-se de um sentimento fantástico. E a curva para a esquerda subindo para Lukey Heights, é totalmente cega, nós apenas colocamos a moto na trajetória e esperamos que termine! Mal posso esperar.”

“O Shinya já mostrou o potencial do novo motor e dos pneus da Bridgestone, e a ZX-RR é muito dócil, o que é muito importante em Phillip Island. Estou me recuperando muito bem e devo agradecer aos médicos da Clinica Mobile que me ajudaram muito, quer na pista, quer no tratamento no hospital de Doha. Espero poder estar totalmente apto para a corrida de Phillip Island”.

Desde o GP do Qatar, Nakano voltou ao Japão para se habituar ao fuso horário que irá encontrar em Phillip Island. No Japão, Nakano passou algum tempo pilotando uma Ninja ZX-RR, ainda que não tenha sido em pista, mas sim num túnel de vento. Estes testes fazem parte do programa de desenvolvimento aerodinâmico da Kawasaki para a MotoGP.

“Não é fácil pilotar a moto num túnel de vento a 180 km/h,” disse Nakano. “É algo incrível, por vezes a força do vento é de tão forte que se assemelha à resistência encontrada na pista a 300 km/h. Mas é importante poder ajudar os engenheiros da Kawasaki a desenvolver a aerodinâmica para o futuro – e talvez seja até um bom treino para Phillip Island. É uma pista fantástica, mas as vezes o vento do oceano pode ser um problema.”

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.