Com a vitória no GP Polini da Australia, Valentino Rossi somou sua 11ª vitória nesta temporada com a Yamaha, igualando o recorde que conseguiu durante duas temporadas com a Honda. Esta foi também sua quinta vitória consecutiva neste circuito. Nicky Hayden (Repsol Honda) e Carlos Checa (Ducati Marlboro), acompanharam Rossi no pódio.
Rossi foi pressionado durante toda a corrida por Nicky Hayden, que liderou a corridas nas primeiras voltas depois de largar da pole position, até Rossi assumir o comando. A liderança inicial do italiano durou até a metade da prova, e após algumas tentativas para quebrar a resistência de Hayden, Rossi permitiu que o americano reassumisse a dianteira.
Contudo, a oito voltas do final, Rossi reassume a liderança abrindo uma vantagem de um segundo sobre o segundo colocado, vantagem essa que manteve até o final. Com esta vitória, Rossi arrecadou o título de construtores para a Yamaha, que soma aos de equipes e piloto.
“Tem sido uma temporada fantástica e hoje termos ganho o título de construtores num ano em que a Yamaha comemora o seu 50º aniversário é uma sensação muito boa. Quero dar os parabéns a todos,” disse Rossi. “Onze vitórias este ano já é um feito notável e consegui-lo em Phillip Island é muito especial. Já venci muitas corridas aqui, algumas delas muito importantes, e é sem dúvida uma pista mágica para mim. Hoje foi complicado, o Nicky Hayden foi um difícil concorrente e acho que deve ter sido uma corrida bonita de se ver.”
O esforço de Hayden para se manter na cola de Rossi foi ofuscado pelo desempenho do seu colega da Honda, Marco Melandri, que largou de oitavo lugar do grid, para lutar pelo segundo lugar, no meio da corrida. Hayden já havia conseguido se libertar da pressão de Melandri e já era tarde demais para ir buscar Rossi.
Um ultimo esforço de Carlos Checa fez com que o piloto da Ducati subisse ao pódio, numa corrida onde não teve a companhia do seu colega de equipe, Loris Capirossi. Checa acabaria por roubar o terceiro lugar de Melandri numa audaciosa ultrapassagem sobre a linha de chegada.
Com Capirossi não participando da corrida de hoje e Max Biaggi caindo na primeira volta, o quarto lugar de Melandri coloca-o em segundo lugar no campeonato, em igualdade de pontos com Hayden.
Sete Gibernau colocou Colin Edwards para o sexto lugar ao conseguir ultrapassar a apenas quatro voltas do final, sendo que o americano conseguiu também passar para frente de Capirossi e Biaggi na tabela de classificação, ocupando agora o quarto lugar, a oito pontos de Hayden e Melandri.
Pos.| Piloto | Marca | País | Tempo | Equipe
1 Valentino ROSSI Yamaha ITA 41’08.542 Gauloises Yamaha Team
2 Nicky HAYDEN Honda USA 41’09.549 Repsol Honda Team
3 Carlos CHECA Ducati SPA 41’12.757 Ducati Marlboro Team
4 Marco MELANDRI Honda ITA 41’12.774 Movistar Honda MotoGP
5 Sete GIBERNAU Honda SPA 41’22.630 Movistar Honda MotoGP
6 Colin EDWARDS Yamaha USA 41’41.742 Gauloises Yamaha Team
7 Shinya NAKANO Kawasaki JPN 41’53.597 Kawasaki Racing Team
8 Makoto TAMADA Honda JPN 41’53.645 Konica Minolta Honda
9 Toni ELIAS Yamaha SPA 41’53.646 Fortuna Yamaha Team
10 John HOPKINS Suzuki USA 41’58.802 Team Suzuki MotoGP
11 Chris VERMEULEN Honda AUS 41’59.239 Camel Honda
12 Ruben XAUS Yamaha SPA 42’16.866 Fortuna Yamaha Team
13 Roberto ROLFO Ducati ITA 42’40.279 Team d’Antin Pramac
14 James ELLISON Blata GBR 41’43.184 Blata WCM
15 Franco BATTAINI Blata ITA 42’15.829 Blata WCM
16 Olivier JACQUE Kawasaki FRA 41’56.837 Kawasaki Racing Team
Não terminaram:
Alex BARROS Honda BRA 33’47.165 Camel Honda
Max BIAGGI Honda ITA Repsol Honda Team
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.