A Honda levou a cabo na passada terça-feira em Tóquio, Japão, a apresentação anual das suas equipas de fábrica para o Campeonato do Mundo de MotoGP de 2004. A marca nipónica confirmou seis pilotos na categoria de MotoGP e quatro na classe de 250cc. Alex Barros apareceu com as cores da Honda pela primeira vez, desde que foi confirmado como substituto de Valentino Rossi na equipa da Repsol Honda. Também presentes estiveram o seu novo companheiro de equipa Nicky Hayden, bem como os pilotos da Camel Honda Max Biaggi e Makoto Tamada. Já a dupla composta por Sete Gibernau e Colin Edwards da Telefónica Movistar Honda não marcou presença nesta cerimónia.
Apesar de terem sido divulgados poucos detalhes da cerimónia, foi divulgado um comunicado oficial da marca no qual se lia: “Entre as várias áreas de actividade da Honda, os desportos motorizados são, talvez, os que melhor representam o espírito de desafio da marca. Nas corridas, bem como nas restantes actividades, a Honda traça objectivos ousados e tenta mostrar o caminho a seguir com uma criatividade avançada, partilhando sonhos e emoções com os seus clientes por toda a parte.”
A Honda também confirmou as especificações técnicas para a RC211V de 2004, moto com que venceu 15 das 16 corridas da última temporada.
Comprimento (mm) – 2,050
Largura (mm) – 600
Altura (mm) – 1,130
Distância entre eixos (mm) – 1,440
Distância ao solo (mm) – 130
Peso (kg) – Mais de 148
Motor – Arrefecido a liquido / 4T / DOHC 4 válvulas /V-5
Cilindrada (cc) – 990
Potência (cv) – Mais de 240
Quadro – Dupla trave
Pneus (polegadas) – Frontais: 17 / Traseiros: 16.5
Suspensão – Frontal: Telescópica / Traseira: Pro-link
Capacidade do depósito de combustível (L) – 24.