O campanha para a conquista do campeonato do Mundo de 2004 de MotoGP do Team Ducato Marllboro teve hoje início com uma apresentação aos media na zona de check-in do aeroporto “G. Marconi”, em Bolonha. Após a apresentação formal, as novas motas foram imediatamente despachadas por avião para a Malásia, onde a equipa irá iniciar os seus primeiros testes da pré-época no circuito de Sepang.
”Itália, Emilia Romagna, Bolonha, Borgo Panigale são as nossas rotas e será aí que encontraremos a inspiração, força e paixão para tentar ganhar corridas um pouco por todo o mundo”, declarou Federico Minoli, presidente da Ducati Motor Holding e Ducati Corse. “O nosso DNA foi criado nesta disciplina. É um DNA que cresceu com as corridas, grandes desafios e sucessos importantes. Hoje, estamos aqui para iniciar um processo que culminará com a obtenção do título de 2004 de MotoGP para o Team Ducati Marlboro. Trata-se de um desafio importante que apenas somos capazes de levar por diante, graças à solidez da nossa empresa, ao talento e credibilidade da Ducati Corse e às nossas, cada vez mais importantes, parcerias e patrocinadores.
Este empenho é a prova da paixão que nos liga aos fãs, que deverão estar orgulhosos de fazerem parte do mundo fantástico da Ducati”.
As actividades desportivas e expectativas do Team Ducati Marlboro foram igualmente apresentadas durante o evento. “Claudio Domenicali, director executivo da Ducati Corse, afirmou: “Os resultados obtidos confirmam que o projecto tem fundações sólidas, sobre as quais devemos continuar a crescer. Acreditamos que estamos mais fortes do que há um ano atrás. Estou certo que a época que está prestes a começar irá ter-nos como candidatos ao título que, no papel, parece estar muito equilibrado e por esta razão ainda mais entusiasmante. Estamos a iniciar a época com a certeza que crescemos um pouco, mas conscientes que o projecto ainda é recente e está ainda numa fase de desenvolvimento. Todos na empresa, desde o Loris e o Troy, continuam a demonstrar uma devoção e competência que nos deixam muito orgulhosos”.
Loris Capirossi e Troy Bayliss são os pilotos que tripularão as motas do Team Ducati Marlboro, pelo segundo ano consecutivo.
Utilizarão as Desmosedici GP4, juntamente com o piloto de testes Vittoriano Guareschi. “Com o Loris e o Troy na equipa estamos certos que nos encontramos numa posição privilegiada para alcançar bons resultados em todas as corridas”, afirmou o director da equipa Livio Suppo. “Ambos foram escolhidos não só pelas suas habilidade de pilotagem, mas também pela capacidade para darem sempre o seu melhor com entusiasmo e determinação. Eles foram fundamentais para o desenvolvimento da Desmosedici e estamos certos que irão darmos grandes alegrias este ano”.
A estrela que mais brilhou neste evento foi a versão com especificações de 2004 da ‘Desmosedici’, a D16GP4, que apresenta consideráveis alterações face à versão de 2003. Além de uma nova, mais excitante e agressiva decoração, a mota sofreu alterações em termos de aerodinâmica, chassis e no motor, o qual a fábrica diz ter mais de 230cv.
“Fizemos alterações em diferentes áreas do chassis e motor, apesar de termos tentado ser o mais fieis possível à sua filosofia base. O resultado é uma evolução importante da mota do ano passado”, afirmou o director técnico Filippo Preziosi. “A experiência que obtivemos da época de 2003 foi fundamental na concepção desta mota. Estamos muito satisfeitos com o resultado e extremamente confiantes”.
A nova Desmosedici da Ducati parte amanhã para Sepang, onde o Team Ducati Marlboro iniciará a sua preparação para o campeonato com três dias de testes de 11 a 13 de Fevereiro, seguido de mais três dias em Phillip Island.