Categoria: MotoGP
|
13 de fevereiro de 2004 13:32

Hayden marca o ritmo num dia escaldante em Sepang

O céu azul voltou a marcar presença no último dia de testes em Sepang, dando aos pilotos excelentes condições para rodarem nos 5.542 quilómetros da pista malaia. Nicky Hayden estava ainda mais sorridente que o habitual. O campeão dos sorrisos e metade da equipa Repsol Honda fizeram as malas antes da uma da tarde, dando os trabalhos por terminados e demonstrando-se prontos para rumarem à Austrália. O piloto tinha boas razões para estar satisfeito, já que rodou nuns impressionantes 2m02,041s, um tempo efectuado no início de uma simulação de corrida, mas que ficou bem abaixo dos da concorrência.

“Seria fácil mostrar-me tranquilo e afirmar que não estou satisfeito com este tempo muito rápido, mas a verdade é que estou. Não posso mentir! Estou muito excitado. Mas este é um teste de que não podemos esquecer,” afirmou a estrela natural do Kentucky, que bateu a sua melhor marca em cerca de oito décimos. O tempo de Hayden despertou a atenção de todo o paddock, mas é preciso ter em conta que foi estabelecido durante a manhã, quando as temperaturas ainda estavam baixas. “Fizemos grandes progressos, especialmente com a Michelin,” continuou.

“Os pneus de 16,5 polegadas agora estão muito bons. Sinto-me muito confiante com eles e consigo chegar mais perto do limite. A minha experiência permite-me não me preocupar muito com o facto da traseira estar um pouco solta. Só agora consegui sentir-me bem com os pneus frontais.”

Tirando o seu companheiro de equipa Alex Barros, todos os pilotos da Honda rodaram abaixo do segundo 03, o mesmo acontecendo com Valentino Rossi da Gauloises Fortuna Yamaha. O trabalho foi acalmando gradualmente depois de Hayden parar de rodar, enquanto outros pilotos se viram obrigados a terminar os trabalhos conforme os pneus, ou as peças, se esgotavam. Como é natural, os pilotos da Honda estavam satisfeitos com os resultados, algo que já não se pode dizer de todos os homens da Yamaha. Rossi e Checa conseguiram fazer melhoramentos nas suas máquinas, mas Melandri e Abe continuaram a deparar-se com problemas, isto apesar de terem apresentado tempos melhores.

A Ducati, mesmo com melhorias no cronómetro, teve mais uma jornada difícil.

Troy Baylis viu-se obrigado a parar durante três horas com problemas graves na moto à semelhança do que já havia acontecido com Neil Hodgson. Ainda assim, os dois pilotos efectuaram várias voltas ao traçado de Sepang até que o seu colega de equipa Rubens Xaus voltou a queixar-se de problemas eléctricos na sua máquina. Um problema que já tinha sentido nos dois primeiros dias de testes e que o deixou visivelmente frustrado com o azar da equipa.

A Suzuki, a Kawasaki e a Moriwaki não acompanharão as restantes equipas para mais uma sessão de testes na Austrália, isto apesar das duas primeiras terem agendada uma sessão a partir de 23 de Fevereiro. Ambas apresentaram melhorias na performance, mas viram os trabalhos terminar mais cedo devido à Bridgestone ter ficado sem material para testar. A Aprilia, ao contrário da Suzuki que rodou sem Kenny Roberts, contou com Bryne e McWilliams, apesar deste último ainda se estar a refazer do acidente de ontem. Ainda assim, a marca italiana teve de se esforçar muito para recuperar o tempo perdido para a concorrência.

A acção segue agora para a Austrália, onde a Honda, Yamaha, Ducati e Aprilia vão testar no circuito de Phillip Island, em Vitória, a partir de 17 de Fevereiro.

Tempos oficiais fornecidos pelos Circuito Internacional de Sepang

Nicky Hayden (Honda) – 2’02.041

Max Biaggi (Honda) – 2’02.108

Sete Gibernau (Honda) – 2’02.496

Colin Edwards (Honda) – 2’02.597

Valentino Rossi (Yamaha) – 2’02.746

Makoto Tamada (Honda) – 2’02.962

Carlos Checa (Yamaha) – 2’03.100

Loris Capirossi (Ducati) – 2’03.530

Troy Bayliss (Ducati) – 2’03.554

Alex Barros (Honda) – 2’03.558

Kousuke Akiyoshi (Suzuki) – 2’03.729

Shinichi Itoh (Honda) – 2’04.076

Shinya Nakano (Kawasaki) – 2’04.625

Neil Hodgson (Ducati) – 2’04.674

Marco Melandri (Yamaha) – 2’04.753

Gregorio Lavilla (Suzuki) – 2’05.756

Alex Hofmann (Kawasaki)– 2’04.817

Ruben Xaus (Ducati) – 2’04.929

Norick Abe (Yamaha) – 2’05.059

Shane Byrne (Aprilia) – 2’05.150

Jeremy McWilliams (Aprilia) – 2’06.574

Andrew Pitt (Moriwaki) – 2’06.912.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.