Os pilotos de MotoGP da Honda podem ter que se sujeitar às ordens da equipe neste ano para evitar que Valentino Rossi conquiste o quarto campeonato mundial consecutivo na principal categoria da modalidade.
O italiano Rossi vai pilotar a Yamaha M1 neste ano, após uma dramática mudança no final do ano passado, quando deixou a Honda após conquistar o título das 500cc e os primeiros dois campeonatos da era da MotoGP.
“Sabemos que Rossi é consistente e, chegando em terceiro e quarto em todas as corridas, ele pode ganhar o título”, disse o chefe da Honda Racing, Carlo Fiorani, à edição de quarta-feira do Motor Cycle News.
A Honda terá seis pilotos em três equipes no campeonato deste ano, com o norte-americano Nicky Hayden fazendo parceria com o brasileiro Alex Barros, o vice-campeão Sete Gibernau, da Espanha, ao lado do bicampeão de superbike Colin Edwards, e o italiano Max Biaggi ao lado do japonês Makoto Tamada.
“Se precisarmos ajudar de um de nossos pilotos para conquistar o título, vamos falar com outros pilotos e equipes”, disse Fiorani.
“Não quero uma situação como a da Ferrari na Fórmula 1, quando Rubens Barrichello diminuiu para deixar Michael Schumacher passar. Mas um piloto da Honda poderia diminuir um pouco para deixar outro passar.”
Equipes e pilotos de motociclismo estarão no Circuito da Catalunha, perto de Barcelona, neste fim de semana para três dias de testes oficiais. A temporada de 2004 começará com o Grande Prêmio da África, em Welkom, África do Sul, no dia 18 de abril.