Honda pode usar ordens de equipe para conter Rossi em 2004

Os pilotos de MotoGP da Honda podem ter que se sujeitar às ordens da equipe neste ano para evitar que Valentino Rossi conquiste o quarto campeonato mundial consecutivo na principal categoria da modalidade.

O italiano Rossi vai pilotar a Yamaha M1 neste ano, após uma dramática mudança no final do ano passado, quando deixou a Honda após conquistar o título das 500cc e os primeiros dois campeonatos da era da MotoGP.

“Sabemos que Rossi é consistente e, chegando em terceiro e quarto em todas as corridas, ele pode ganhar o título”, disse o chefe da Honda Racing, Carlo Fiorani, à edição de quarta-feira do Motor Cycle News.

A Honda terá seis pilotos em três equipes no campeonato deste ano, com o norte-americano Nicky Hayden fazendo parceria com o brasileiro Alex Barros, o vice-campeão Sete Gibernau, da Espanha, ao lado do bicampeão de superbike Colin Edwards, e o italiano Max Biaggi ao lado do japonês Makoto Tamada.

“Se precisarmos ajudar de um de nossos pilotos para conquistar o título, vamos falar com outros pilotos e equipes”, disse Fiorani.

“Não quero uma situação como a da Ferrari na Fórmula 1, quando Rubens Barrichello diminuiu para deixar Michael Schumacher passar. Mas um piloto da Honda poderia diminuir um pouco para deixar outro passar.”

Equipes e pilotos de motociclismo estarão no Circuito da Catalunha, perto de Barcelona, neste fim de semana para três dias de testes oficiais. A temporada de 2004 começará com o Grande Prêmio da África, em Welkom, África do Sul, no dia 18 de abril.