Categoria: MotoGP
|
29 de junho de 2013 21:09

Depois de longo jejum, Valentino Rossi volta a vencer

Três anos e 45 corridas depois, Valentino Rossi voltou a vencer na MotoGP, com o piloto da Yamaha triunfando no GP da Holanda disputado neste sábado no mítico traçado de Assen.

O veterano piloto italiano, de 34 anos, colocou-se na frente da corrida e conseguiu sempre controlar a prova das duas Honda oficiais, de Dani Pedrosa e Marc Márquez, colocando-se a salvo de um eventual ataque do mais jovem dos espanhóis nas últimas voltas.

Rossi tinha partido do quarto lugar do grid, mas demonstrou ritmo e gestão de corrida notáveis, fazendo lembrar os ‘bons velhos tempos’ em que era a referência do campeonato. Foi a primeira vitória de Rossi desde o GP da Malásia de 2010, que antecedeu duas temporadas desapontadoras com a Ducati.

Marc Márquez não conseguiu importunar Rossi na fase final depois de ter ultrapassado Pedrosa, mas o certo é que recuperou sete pontos do seu companheiro de equipe, que chegou inclusive a ser ultrapassado por Cal Crutchwlow. O britânico, que tinha conseguido a sua primeira pole-position na MotoGP, ainda se aproximou de Márquez, mas na última volta quase tocou na roda traseira da Honda, saindo em frente e terminando em terceiro, na frente de Pedrosa.

Mas o outro grande herói do GP da Holanda foi o bicampeão Jorge Lorenzo, que tinha sofrido uma violenta queda nos treinos e que foi operado ontem em Barcelona de uma fratura da clavícula esquerda. Incrivelmente, Lorenzo quis alinhar na corrida de Assen – para não perder mais pontos para Pedrosa – e terminou em quinto, cedendo apenas dois pontos para o seu rival e compatriota da Honda. Um esforço heroico de Lorenzo que, tal como em várias ocasiões no passado, voltou a demonstrar a obstinação própria dos grandes campeões.

A próxima prova é o GP da Alemanha, em 14 de julho.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.