O Motorcycle Sports Manufacturers’ Association (MSMA) anunciou que planeja propor uma alteração técnica aos regulamentos do Campeonato do Mundo de MotoGP, que deverá apresentar à consideração da comissão de Grandes Prêmios, representada pela Dorna, FIM, IRTA e pela própria MSMA.
A MSMA, composta pela Aprilia, Ducati, Honda, Kawasaki, KTM, MV Augusta, Suzuki e Yamaha, decidiu, de forma unânime, que era do interesse da segurança dos pilotos introduzir a redução da capacidade do motor de 4 Tempos, dos protótipos de MotoGP de 990cc para 900cc até 2007.
“A intenção não é reduzir a performance, mas evitar o contínuo aumento da velocidade e redução dos tempos por volta”, explicou Takanao Tsubouchi, Secretário Geral da MSMA.
A nova geração de motos de Grande Prêmio está pensada para cumprir as novas limitações propostas já na próxima temporada, altura em que a capacidade máxima do depósito da gasolina será reduzida de 24 para 22 litros, principalmente numa altura em que já se discutem novas limitações num futuro próximo.
A MSMA propôs, também, novos regulamentos no que diz respeito ao peso das motos para 2007, no qual se defende um ligeiro aumento do mesmo no tocante aos seus valores mínimos, dependendo sempre do número de cilindros.
A proposta dos limites de peso é a seguinte:
2 cilindros: 133 kg
3 cilindros: 140.5 kg
4 cilindros: 148 kg
5 cilindros: 155.5 kg
6 cilindros: 163 kg.