Novo visual para o Proton KR V5 em Le Mans

Uma temporada completa depois da estreia oficial do Proton KR V5, o circuito de Le Mans serviu como palco para ao aparecimento da mais recente versão do protótipo de 990cc, esta manhã, com novo visual e nova sonoridade. A alteração no escape é resultado directo no sistema de combustão do motor, enquanto a nova carroçaria apresenta um desenho que os engenheiros acreditam melhorar o coeficiente de entrada de ar, bem como arrefecimento e passagem de ar a nível interno.

“Acabei por me aperceber que o sistema original de combustão estava a causar-nos problemas na velocidade em curva e a meio da curva, existindo demasiada pressão devido ao travar do motor”, explicou Kenny Roberts, responsável pela equipa. “Tal tornava a embraiagem demasiado sensível, obrigando-nos a ajustes constantes, bem como segundos, sobretudo com o decorrer da prova”.

“Mudamos a combustão sem alterar a cambota, apenas a árvore de cames, e os pilotos verificaram de imediato a diferença. A moto está mais fácil de pilotar e melhor nas curvas”.

“Ainda é tudo novo e nesta altura a potência do motor é a mesma, talvez mesmo um pouco menor do que com a outra combustão. É algo que temos que testar com os escapes, o que estamos a fazer nesta altura”.

Relativamente à nova carroçaria, Roberts acrescentou: “À primeira vista, parece igual à anterior. Mas com mais atenção, e comparando as duas, notam-se as diferenças. O desenvolvimento está no pormenor”.