Max Biaggi prepara-se para a 100ª corrida

Max Biaggi irá realizar o seu 100º Grande Prémio na MotoGP, em Assen, este fim-de-semana. O piloto totaliza já uma centena de memoráveis Grandes Prémios, que tiveram início com a sua sensacional pole position e vitória em Suzuka, 1998.

Depois de terminar em segundo lugar no campeonato naquela época com a Honda, Biaggi mudou-se para a Yamaha em 1999 e terminou nos quatro primeiros no campeonato desde então, incluindo um terceiro lugar no seu regresso à Honda no ano passado.

Biaggi obteve pelo menos uma vitória em Grandes Prémios em cada um destes seis anos em que já participou, aos comandos de quatro motos diferentes (Honda de 4 cilindros a 4 tempos, Yamaha de 4 cilindros a 2 tempos, Yamaha de 4 cilindros a 2 tempos, Honda de 5 cilindros a 4 tempos) tendo totalizado 12 vitórias na classe rainha – Randy Mamola é o único outro piloto a ganhar o mesmo número de corridas sem nunca ter ganho um título.

Contudo, após um desapontante início de temporada e de problemas de pneus na Catalunha na última ronda disputada, o italiano está concentrado na sua corrida este fim-de-semana na Holanda.

“O circuito de Assen é um dos que eu mais gosto”, comentou Biaggi, que celebra o 33º aniversário no Sábado. “No ano passado fiz uma óptima corrida na chuva e acabei no pódio.

“Uma das características mais positivas do circuito holandês, além de ser uma pista muito bonita, é o asfalto, o qual filtra a água de forma suberba, daí que ofereça uma aderência impressionante mesmo nas condições mais adversas. Depois da última corrida, a qual foi simplesmente fora do normal devido ao que aconteceu, estou ansioso por corrigir os erros.

“Está lá tudo para que nos corra bem, daí que em conjunto com a Honda e a Michelin, esperamos conseguir a minha primeira vitória assim com a da equipa. Penso que vamos conseguir e não celebrar apenas o meu aniversário no Sábado.”