Kenny Roberts tirou o melhor partido de uma pequena aberta no tempo para estabelecer a melhor marca da segunda sessão de treinos livres com piso seco momentos antes de mais uma forte chuvada se abater sobre o Gauloises TT Assen, levando à queda de vários pilotos. Max Biaggi e Alex Barros foram dois dos homens a não resistirem às rápidas alterações climatéricas que surgiram depois de um pequeno chuvisco.
Nas 250cc as condições climatéricas beneficiaram os especialistas de piso molhado Sylvain Guintoli, Anthony West e Arnaud Vicent que, além de estarem na primeira linha da grelha provisória para a corrida de amanhã, foram os mais rápidos na sessão desta manhã.
Hector Barberá, que detém a pole provisória nas 125cc, voltou a ser o melhor da classe, batendo o seu companheiro de equipa Alvaro Bautista e o vencedor do ano passado Steve Jenkner.
Apesar das condições adversas da manhã, o sol começou a mostrar o ar da sua graça perto da hora do almoço, deixando assim algumas esperanças numa segunda sessão de qualificação com piso seco.