Valentino Rossi ditou as regras na primeira sessão de treinos livres do Cinzano Grande Prémio do Rio, estabelecendo a volta mais rápida em 1m50,572s, apenas um décimo mais lento que o seu actual recorde de pole position averbado no ano passado com a Honda. O piloto da Yahama rodou em menos 0,050s que Nicky Hayden. Sete Gibernau e Max Biaggi ficaram a dois décimos do italiano.
O fim-de-semana também começou bem para a Bridgestone com os pilotos Kenny Roberts, da Suzuki, e Makoto Tamada, da Honda, a garantirem os quinto e sexto tempos, respectivamente. Norick Abe foi o segundo melhor piloto da Yamaha, averbando o décimo crono da manhã, sendo que Rossi bateu os seus companheiros de fábrica em mais de um segundo.
Sebastian Porto deu as primeiras indicações das suas intenções nas 250cc ao estabelecer o melhor tempo, com Dani Pedrosa, que se estreou neste circuito aos comandos de uma 250, a ficar apenas a 0,075s. Alex De Angelis estabeleceu o seu melhor tempo na última volta, reclamando o terceiro lugar à surpresa do dia, Joan Olivé. Randy De Puniet, líder da classificação, foi o oitavo.
Mirko Giansanti fez uso da sua experiência para se adaptar rapidamente ao traçado Nelson Piquet e para fazer o melhor tempo nas 125cc, ficando à frente de Casey Stoner, Roberto Locatelli, Pablo Nieto e do líder da tabela de pilotos Andrea Dovizioso.