EUA fará parte do calendário 2005

A norte-americana Sports Car Racing Association of the Monterey Peninsula (SCRAMP) e a espanhola Dorna Sports – responsável pelos direitos de comerciais e transmissão pela televisão do Campeonato Mundial, fecharam acordo inicial pelo qual o circuito Mazda Raceway Laguna Seca fará parte do calendário da competição pelos próximos cinco anos, a partir de 2005.

Com isso, a Dorna incluirá o GP dos Estados Unidos no pré- calendário que será apresentado à Federação Internacional de Motociclismo (FIM), responsável pela sua homologação.

“O apoio dos fãs e patrocinadores foi muito importante e encorajador para a decisão”, disse o diretor-geral do circuito norte-americano, Gill Campbell. “Os patrocinadores são fundamentais para as reformas necessárias para que sejam atendidas as especificações da FIM”.

Por sua parte, a Dorna se mostrou entusiasmada com o acordo. “A Dorna sempre teve em vista o retorno do MotoGP aos Estados Unidos”, afirmou Carmelo Ezpeleta, diretor-geral da instituição. “Estamos contentes com esta oportunidade. Os Estados Unidos constituem um mercado muito interessante para o MotoGP e seguramente todos os parceiros, patrocinadores e fabricantes envolvidos no circo estarão satisfeitos em voltar àquele país”.

Para o GP de 2005, o principal patrocinador será o energético Red Bull. Extra-oficialmente, a prova será chamada Red Bull U.S. Grand Prix.

História

O Campeonato Mundial teve etapas nos Estados Unidos no circuito Mazda Raceway Laguna Seca entre 1988 e 1994. Atualmente, a categoria principal conta com diversos pilotos norte-americanos: Kenny Roberts Jr. (campeão mundial no ano 2000), Nicky Hayden, Colin Edwards, John Hopkins e Kurtis Roberts.

Na lista de ex-pilotos locais que foram campeões do mundo estão “King” Kenny Roberts (1978-1980), Wayne Rainey (1990- 1992), Eddie Lawson (1984, ’86, ’88, ’89), Freddie Spencer (1983, ’85) e Kevin Schwantz (1993).