Foto: MotoGP
Francesco Bagnaia terminou a temporada 2021 da MotoGP conquistando sua quarta vitória no ano com grande autoridade. O italiano da Ducati liderou o primeiro pódio inteiramente da marca de Bolonha na história da MotoGP em Valência no último domingo.
E, como todos os outros pilotos da VR46, Bagnaia estava usando uma réplica de pintura de capacete de seu tutor, Valentino Rossi, na prova. Ele escolheu utilizar o modelo com o qual Rossi celebrou seu primeiro título com a Yamaha em 2004, na Austrália.
“Sim, foi incrível! A única maneira possível festejá-lo era ganhar com este capacete e ter Vale (Rossi) no topo do pódio comigo deixou-me muito feliz.
“Este ano crescemos e aprendemos muito. Somos muito competitivos. Para o ano que vem, acho que estamos prontos para começar a temporada lutando pelo campeonato mundial. Mas agora só falta festejar Vale e gostaria de já estar lá com ele na garagem.”
“Vale para nós (pilotos da academia) é um amigo, um irmão mais velho e ele nos ajuda muito todas as vezes.”
“Também pelo que ele fez por nós e pelo que ainda faz por nós todos os dias. É o mínimo que posso fazer. Ontem tentei ajudá-lo na qualificação, hoje ele esteve comigo depois da corrida, por isso foi um grande dia para mim.”
“A questão era: eu sabia que meu ritmo era mais rápido do que o de Jorge Martín. Mas não queria correr tanto risco. Na curva 2 era lento porque sempre caí lá. Por isso estava fazendo ela mais devagar e ele recuperava a cada volta.”
“Mas eu tinha certeza que esse ritmo era muito competitivo e que era o suficiente para abrir uma pequena diferença. Além disso, minha frenagem em todos os lugares foi competitiva.”
“Martín fez um trabalho incrível na primeira parte da corrida e estava tendo dificuldades na primeira parte para o ultrapassar. Mas quando vi que era possível, apenas tentei e acertei o meu ritmo.”
“Esta é uma das melhores vitórias deste ano porque comecei mal, os pilotos me ultrapassaram e depois tive de recuperar. Foi bom conseguir este resultado no dia em que Vale termina a sua carreira.”
O adeus de Valentino Rossi à MotoGP em um dia histórico para a Ducati. Confira a análise do GP de Valência no FullGas Podcast:
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.