O piloto da LCR Honda, Cal Crutchlow, conquistou sua primeira vitória na MotoGP durante um emocionante GP da República Tcheca num molhado circuito de Brno, o terceiro piloto a conquistar a sua primeira vitória na carreira nas últimas quatro corridas.
Crutchlow, que largou em 10º, optou pelo composto mais duro dos pneus de chuva tanto na dianteira quanto na traseira da sua moto e conseguiu escalar o pelotão, enquanto a maioria dos seus rivais optou pelo composto mais macio.
No entanto, conforme a corrida foi passando e os pneus macios desgastando, Crutchlow subiu, alcançando os rivais para conquistar, por fim, a liderança, tendo mantido a paciência durante as primeiras voltas.
Crutchlow administrou seu ritmo nas últimas voltas enquanto o circuito gradualmente secava, porém não o suficiente para os pneus slick, com a maior parte da pista permanecendo úmida.
O piloto britânico cruzou a linha de chegada 7.2 segundos à frente de Valentino Rossi, da Yamaha, que caiu para 12º antes de conseguir recuperar-se, tendo também optado pelos pneus mais duros.
Marc Marquez, da Honda, aumentou sua vantagem no campeonato apesar de usar os pneus macios, que sofreram uma grande queda de desempenho nas voltas finais.
Marquez prevaleceu numa disputa pela terceira posição, significando que ele agora tem 53 pontos de vantagem sobre seu novo mais próximo rival Rossi, enquanto Jorge Lorenzo não conseguiu pontuar.
Loris Baz usou os pneus duros tanto na dianteira quanto na traseira para pular para a frente e conquistar a quarta posição pela Avintia, igualando seu melhor resultado na categoria.
O companheiro de Baz na Avintia, Héctor Barberá, perdeu o pódio ao terminar em quinto, à frente de Eugene Laverty e Danilo Petrucci.
Andrea Iannone, da Ducati, liderou inicialmente com os pneus macios, à frente do seu companheiro Andrea Dovizioso e Scott Redding, da Pramac, buscando sua segunda vitória consecutiva, depois de vencer na Áustria.
No entanto, o trio sofreu com o passar da corrida; Iannone caiu para a oitava posição com seus pneus muito desgastados, com pedaços do seu pneu dianteiro voando nas voltas finais.
Dovizioso, enquanto isso, alargou na primeira curva e ficou fora dos pontos, enquanto Redding foi somente o 15º colocado.
Maverick Viñales e Tito Rabat completaram o top 10 pela Suzuki e Marc VDS, respectivamente, com o espanhol sendo o único representante da equipe com a abstenção de Jack Miller por conta de uma contusão.
A próxima etapa da temporada será realizada em Silverstone entre os dias 2 e 4 de setembro.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.