Andrea Dovizioso diminuiu a diferença para o líder da MotoGP, Marc Marquez, depois de conseguir uma vitória histórica no molhado em Motegi.
A corrida transformou-se em uma disputa ente os protagonistas ao título deste ano, uma repetição do impressionante duelo do Red Bull Ring, que também foi conquistado por Dovizioso.
Marquez perdeu a liderança na última volta durante a Curva 8, quando balançou a moto e permitiu que Dovizioso fizesse a ultrapassagem algumas curvas depois na Curva 11.
Como na Áustria, Marquez tentou lutar para recuperar a posição na última curva, mas não teve sucesso, com Dovizioso conquistando sua quinta vitória na temporada 0.249 à frente de Marquez.
Danilo Petrucci foi o terceiro colocado depois de conseguir uma boa largada, mas não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes terminando mais de 10 segundos atrás.
A Suzuki conseguiu o quarto e o quinto lugar com Andrea Iannone e Alex Rins respectivamente. Melhor resultado da Suzuki na temporada.
Jorge Lorenzo, Ducati, foi empurrado para fora pelo pole-position Johann Zarco, recuperou-se passando o francês para ocupar a sexta posição, com Aleix Espargaró (Aprilia) em sétimo.
Zarco terminou oitavo à frente da Yamaha de Maverick Vinales. Valentino Rossi caiu quando era nono lugar na sexta volta para completar um dia decepcionante para a marca.
Game over for Rossi! 😢#JapaneseGP pic.twitter.com/VUPVS2kBCf
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 15, 2017
Um problema tardio para a Honda de Dani Pedrosa colocou Loris Baz (Avintia Ducati) no top 10 f, à frente de Pol Espargaro o melhor dos KTMs.
Katsuyuki Nakasuga foi o melhor representante do Japão com a Yamaha, enquanto Hiroshi Aoyama (Marc VDS) lutou pelo 18º e Kohta Nozane (Tech 3 Yamaha) abandonou.
Resultado Final – Motegi – MotoGP:
- Andrea Dovizioso (Ducati)
- Marc Marquez (Honda)
- Danilo Petrucci (Pramac Ducati)
- Andrea Iannone (Suzuki)
- Alex Rins (Suzuki)
- Jorge Lorenzo (Ducati)
- Aleix Espargaro (Aprilia)
- Johann Zarco (Tech3 Yamaha)
- Maverick Vinales (Yamaha)
- Loris Baz (Avintia Ducati)
- Pol Espargaro (KTM)
- Katsuyuki Nakasuga (Yamaha)
- Sam Lowes (Aprilia)
- Hector Barbera (Avintia Ducati)
- Tito Rabat (MVDS Honda)
- Scott Redding (Pramac Ducati)
- Bradley Smith (KTM)
- Hiroshi Aoyama (MVDS Honda)
Não compleram: - Alvaro Bautista (Aspar Ducati)
- Dani Pedrosa (Honda)
- Karel Abraham (Aspar Ducati)
- Cal Crutchlow (LCR Honda)
- Valentino Rossi (Yamaha)
- Kohta Nozane (Tech3 Yamaha)