A Dorna, empresa promotora da MotoGP, auxiliará financeiramente as equipes independentes que disputam a categoria rainha do Mundial de Motovelocidade, bem como os times que integram a Moto2 e a Moto3. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (3), e visa ajudar estes times durante o período em que os campeonatos estão parados por conta da pandemia de coronavírus.
De acordo com nota emitida pela MotoGP, a Dorna foi apoiada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e pelas duas maiores acionistas do campeonato, a Bridgepoint Capital e a CPP Investiments. Estes times receberão adiantamentos durante os meses de abril, maio e junho, ainda que o campeonato deste ano não possa ser retomado.
A decisão, segundo o comunicado, visa garantir o bem-estar econômico das equipes independentes e dos funcionários destes times, além de garantir a sobrevivência destas escuderias para o futuro. A nota diz ainda que esse adiantamento de verba já foi feito para as equipes que atuam nas classes intermediária e de entrada do Mundial de Motovelocidade.
A MotoGP foi mais uma das categorias afetadas por conta do Covid-19. A categoria rainha do motociclismo mundial ainda não realizou etapas, enquanto Moto2 e Moto3 tiveram apenas a disputa do Grande Prêmio do Catar. As corridas em Losail só foram possíveis por conta das equipes já estarem no circuito localizado nas cercanias de Doha, capital catari, uma semana antes da etapa, por conta de testes.
Com uma série de adiamentos nas últimas semanas, não há previsão de que o campeonato da MotoGP tenha início tão cedo.