Dovizioso e Rossi superam Marquez para fazer 1-2 em Brno

Dupla italiana faz 1-2, com Marquez sendo forçado a se contentar com a primeira fila em sua centésima corrida na categoria rainha.

Andrea Dovizioso da equipe Ducati, vai começar o Grande Prêmio da Monster Energy na República Checa na pole, a sua primeira desde 2016, ao conquistar uma volta igualmente incrível que seu compatriota Valentino Rossi, Movistar Yamaha, em Brno. O atual campeão Marc Marquez, Repsol Honda, que está em seu 100º GP na categoria rainha, completa a primeira fila como o último piloto a conseguir entrar no tempo de 1:54, estabelecendo uma perspectiva tentadora para o dia da corrida na República Checa.

Tudo foi resolvido na linha de chegada e na primeira tomada a vantagem era de Marquez, mas Jorge Lorenzo ,equipe Ducati, logo tirou meio segundo. A história estava longe de terminar, no entanto, quando Marquez foi capaz de fazer um 1:54. Parecia que poderia estar resolvido, mas uma volta final para Dovizioso e Rossi viu os dois ultrapassarem os espanhóis nos segundos finais da sessão. Para Dovi, com impressionantes 1m54,689s, e com Rossi a 0,267s, ultrapassou Marquez, por apenas 0,005.

Lorenzo lidera a segunda fila, e o número 99 certamente será uma ameaça a partir daí, já que ele continua a ser o piloto a ser observado quando as luzes se apagam. Cal Crutchlow (LCR Honda Castrol) ficou em quinto e é o melhor da equipe independente na pista onde obteve sua primeira vitória no MotoGP, com Danilo Petrucci (Alma Pramac Racing) ficando em sexto lugar, apesar de um problema técnico com uma de suas motos.

Johann Zarco (Monster Yamaha Tech 3) ficou em s´rtimo e lidera a fila 3, com o francês a juntar-se a ambas as máquinas da equipe Suzuki Ecstar. Andrea Iannone ficou à frente de seu companheiro de equipe, Alex Rins, no seguimento dos treinos em P8 e P9, respectivamente, com Dani Pedrosa (Repsol Honda Team) fechando a lista dos dez primeiros.

Tito Rabat (Reale Avintia Racing) vai largar em décimo primeiro, com Maverick Viñales (Movistar Yamaha MotoGP) na P12.

Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS) é o melhor estreante em décimo terceiro, depois de perder o Q2, à frente de Álvaro Baustista (time de Angel Nieto) e Bradley Smith (Red Bull KTM Factory Racing), que completou o top 15.

Então, esta foi a qualificação, e o dia da corrida está pronto para ser fantástico. Três fabricantes na primeira linha, uma série de vencedores do GP da República Checa com um ritmo incrível e tudo pode acontecer.