Andrea Dovizioso conquistou a sua primeira vitória na MotoGP em cinco meses ao liderar uma disputa emocionante com Jorge Lorenzo e Marc Marquez durante o Grande Prêmio da República Checa de MotoGP.
O piloto da Ducati, Dovizioso, evitou com habilidade os ataques de Marquez e Lorenzo nas voltas finais e tensas em Brno. O italiano liderou a maior parte da corrida de 21 voltas, com os pilotos concentrados em preservar seus pneus durante a corrida.
Valentino Rossi fez uma boa largada saindo da P2 para liderar a corrida já na curva 1, mas Dovizioso passou o piloto da Yamaha mais tarde também na “1” para assumir a liderança até a volta oito.
Enquanto uma grande fila se formava atrás do líder, Rossi aproveitou a oportunidade para retomar a liderança na curva 5, mas conseguiu apenas três voltas na dianteira antes de ser ultrapassado por Dovi.
Duas curvas depois, Marquez seguiu o exemplo passando Rossi e depois para segundo, e na volta seguinte, Cal Crutchlow, da LCR Honda, também subiu para o terceiro lugar.
Lorenzo começou então a escalar o pelotão e ultrapassou Rossi na volta 13 e, três voltas depois, o espanhol desbancou Crutchlow e atacava Marquez e Dovizioso.
Na volta 18, Lorenzou passou Marquez com uma manobra ousada na curva 13 e fez imediatamente uma tentativa audaciosa de ultrapassar Dovizioso, seu companheiro de Ducati, para liderar na curva 14.
Mas “Dovi’ manteve-se firme, e um erro de Lorenzo entre as curvas 3 e 4 deu a Dovizioso o espaço que precisava para conquistar sua primeira vitória desde a corrida de abertura no Qatar.
Lorenzo e Maraquez trocaram de posição na última volta, com o primeiro abrindo vantagem, mas passando apenas 0,178s à frente na linha de chegada.
Dois segundos mais para trás, Rossi tinha voltado à frente de Crutchlow para ser o quarto colocado na última volta, enquanto Danilo Petrucci completou o top 6 no melhor da Pramac Ducatis e ficou a menos de um segundo de distância.
Johann Zarco (Tech3 Yamaha), Dani Pedrosa (Honda), Alvaro Bautista (Nieto Ducati) e Andrea Iannone (Suzuki) completaram os dez melhores, com Bautista perdendo a volta mais rápida ao ser batido por Lorenzo no último giro.
Alex Rins caiu para a P11 na segunda Suzuki depois de largar em oitava. Completando
O fim de semana de Maverick Vinales acabou logo na primeira volt, quando ele se envolveu em uma acidente com Stefan Bradl e Bradley Smith. Scott Reding também abandonou com a segunda Aprilia, assim como Tito Rabat (Avintia Ducati) que sofreu problemas mecânicos.
MotoGP Brno – Resultado Final:
1) Andrea Dovizioso (Ducati)
2) Jorge Lorenzo (Ducati)
3) Marc Márquez (Honda)
4) Valentino Rossi (Yamaha)
5) Cal Crutchlow (Honda)
6) Danilo Petrucci (Ducati)
7) Johann Zarco (Yamaha)
8) Dani Pedrosa (Honda)
9) Álvaro Bautista (Ducati)
10) Andrea Iannone (Suzuki)
11) Alex Rins (Suzuki)
12) Jack Miller (Ducati)
13) F.Morbidelli (Honda)
14) Hafizh Syahrin (Yamaha)
15) Aleix Espargaró (Aprilia)
16) Thomas Lüthi (Honda)
17) Takaaki Nakagami (Honda)
18) Karel Abraham (Ducati)
19) Sylvain Guintoli (Suzuki)
20) Xavier Simeon (Ducati)
OUT) Tito Rabat (Ducati)
OUT) Scott Redding (Aprilia)
OUT) Bradley Smith (KTM)
OUT) Maverick Viñales (Yamaha)
OUT) Stefan Bradl (Honda)