É crucial que a equipe da KTM MotoGP encontre um bom substituto para o piloto de testes lesionado, Mika Kallio, em breve, de acordo com Pol Espargaró.
Kallio sofreu um forte acidente durante os treinos para o Grande Prêmio da Alemanha em Sachsenring, e teve que se afastar com danos nos ligamentos do joelho direito.
O finlandês passou por uma cirurgia no joelho na semana passada, o que pode colocar em risco sua próxima aparição de wildcard planejada para o Red Bull Ring, bem como suas obrigações de testes para o fabricante austríaco pelo restante de 2018.
Espargaró disse que é crucial que a KTM encontre rapidamente alguém capaz de substituir o finlandês.
“Temos muitas coisas para testar, mas o problema é que, quem conhece, esta moto, a moto antiga e a moto nova”, disse o espanhol.
“Você precisa gastar no mínimo um dia com a moto antiga para que conheça essa moto”.
“No início, o mais importante é que o piloto precisa ser bom, porque é uma grande mudança, não é algo pequeno, o piloto precisa ser muito bom”.
“Depois disso, você precisa passar um dia com esse cara usando a moto antiga e então precisa dar a ele a nova moto, esperando que ele possa sentir o que sentimos na pista.”
Espargaró acrescentou que o desenvolvimento da KTM atingiu “um momento muito crítico”, já que as mudanças na RC16 podem causar grandes problemas como os que a Suzuki sofreu no ano passado com sua escolha de especificação do motor.
“A situação agora não é fácil”, disse ele. “Estamos em um momento muito crítico em que a mudança que devemos fazer, precisamos fazer com muito cuidado”.
“Estamos muito perto do topo e cada mudança pode causar um grande problema, como a Suzuki, por exemplo, no ano passado. Talvez tudo seja mais lento agora”, finalizou.