GP da Espanha: Marquez assume liderança do mundial após vencer em Jerez; Quartararo quebra

Marc Márquez venceu o Grande Prêmio da Espanha de MotoGP e assumiu a liderança no mundial com um ponto de vantagem sobre Alex Rins.

O piloto da Honda largou na terceira posição do grid e já liderava depois das primeiras curvas, abrindo um segundo de vantagem na 10º volta, com a diferença aumentando ainda mais depois que o pole Fabio Quartararo, da Petronas SRT, sofreu problemas mecânicos na volta 14. Rins e Maverick Vinales completaram o pódio.

Na largada, Andrea Dovizioso optou pela linha e fora e parecia ser o segundo, mas foi superado por Marquez e pela dupla da SRT, Franco Morbidelli e Quartararo.

Morbidelli manteve Marquez na mira por algumas voltas, mas o piloto da Honda logo abriu vantagem de 0,4s, aumentando para 0,8s no início da volta 10.

Instantes depois a vantagem já era de 1,4s, enquanto Quartararo ultrapassava seu companheiro de equipe que tinha dificuldades. Ele ainda se aproximou alguns décimos de Marquez, mas sua perseguição foi interrompida por um problema faltando 11 voltas para o final da corrida, causando seu abandono.

Isso liberou Alex Rins, da Suzuki, que largou em nono, e era o segundo, enquanto Vinales ultrapassava Morbidelli pela P3. Rins logo abriu vantagem para Vinales, que sofria forte pressão de Dovizioso nos estágios finais.

Mas Dovi não conseguiu atacar Vinales pela última posição no pódio, e Vinales garantiu seu primeiro pódio da temporada por 0,4s na bandeirada.

Marquez não teve problemas para receber a bandeira quadriculada na P1, com Rins atrás para ser o segundo também no mundial da MotoGP.

Dovizioso terminou na P4, à frente de Danilo Petrucci. Valentino Rossi se recuperou da 13ª posição do grid para terminar em sexto, seguido por Morbidelli. Cal Crutchlow, Takaaki Nakagami e Stefan Bradl completaram os 10 primeiros.

 

Confira o resultado final do GP da Espanha de MotoGP:

1) Marc Márquez (Honda)
2) Alex Rins (Suzuki)
3) Maverick Viñales (Yamaha)
4) Andrea Dovizioso (Ducati)
5) Danilo Petrucci (Ducati)
6) Valentino Rossi (Yamaha)
7) F.Morbidelli (Yamaha)
8) Cal Crutchlow (Honda)
9) Takaaki Nakagami (Honda)
10) Stefan Bradl (Honda)
11) Aleix Espargaró (Aprilia)
12) Jorge Lorenzo (Honda)
13) Pol Espargaró (KTM)
14) Johann Zarco (KTM)
15) Tito Rabat (Ducati)
16) Karel Abraham (Ducati)
17) Bradley Smith (Aprilia)
18) Miguel Oliveira (KTM)
19) Hafizh Syahrin (KTM)
20) Jack Miller (Ducati)
21) Joan Mir (Suzuki)
22) Fabio Quartararo (Yamaha)
23) F.Bagnaia (Ducati)
24) Andrea Iannone (Aprilia)