Iannone é suspenso por 18 meses por doping

Andrea Iannone foi suspenso por 18 meses por conta de um caso de doping no Grande Prêmio da Malásia de MotoGP realizado no ano passado. A decisão, que leva em conta os resultados de prova e contraprova de exames realizados pela Agência Mundial Antidopagem (WADA, na sigla ingês), foi revelada na manhã desta quarta-feira (1), e tem efeito imediato.

O italiano, que defendeu a Aprilia na última temporada do principal campeonato do motociclismo mundial, havia sido suspenso preventivamente pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), durante o período de férias da MotoGP. Neste hiato, o italiano submeteu provas de seu cabelo para novos testes, alegando que era uma forma mais eficaz para provar sua inocência.

Iannone sempre se disse inocente neste caso, justificando o teste positivo por conta da ingestão de carne contaminada. Uma audiência da FIM concluiu que isso, de fato, aconteceu, mas alegou que o italiano não poderia ser absolvido, sofrendo a punição de 18 meses fora das pistas. O período da suspensão começou a correr no dia 17 de dezembro de 2019, e irá até 16 de junho de 2021. O piloto promete recorrer da decisão.

A punição pode representar o fim do relacionamento entre Iannone e a Aprilia. Massimo Rivoli, CEO da montadora, havia sinalizado que, em caso de uma suspensão longa, o contrato seria encerrado. A expectativa é de que Bradley Smith seja o titular do time ao lado de Aleix Espargaró. Porém, por conta da pandemia de coronavírus, o campeonato deste ano ainda não começou.

Iannone teve como melhor resultado pela Aprilia um sexto lugar obtido no Grande Prêmio da Austrália.